Como fazer o fluxo de caixa

Os donos de negócio precisam redobrar a atenção quando o assunto é a administração do dinheiro que entra e sai da empresa.

 

O QUE É?

fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite o monitoramento da entrada e saída de dinheiro dentro da empresa em um determinado período de tempo. Após a determinação desse período, fica mais fácil gerenciar o capital que é movimentado no negócio e controlar de perto as finanças.

Contudo, fazer o fluxo de caixa requer dedicação e disciplina e esse artigo vai ensinar você a fazer o fluxo de caixa corretamente e evitar que sua empresa tenha problemas financeiros mais graves.

O SEBRAE oferece uma uma planilha (faça o download aqui) que pode ajudar bastante na tarefa cotidiana de conferir as contas.

 

COMO FAZER?

fluxo de caixa

ESCOLHA UM PERÍODO

 

Primeiramente, deve-se escolher um período para ser monitorado. No fim desse prazo, compare com o que foi planejado.

 

CATEGORIZAÇÃO DAS SAÍDAS

fluxo de caixa

A primeira coisa que deverá ser feita é a categorização das saídas. Deve-se separar os gastos em pelo menos três categorias: fornecedores, despesas e outras saídas.

Dentro de despesas, recomenda-se fazer uma outra separação em outras três categorias: administrativas, comerciais e financeiras. Isso vai facilitar o processo futuramente.

Nas entradas, especifique o que recebeu com as vendas e/ou prestação de serviços.

 

LANÇAMENTOS

 

Após separar em categorias, você deverá lançar as transações. Esses registros devem ser bem detalhados para que se possa recorrer a eles no futuro e saber exatamente do que se trata. Faça um registro TODAS as transferências, sem exceção.

 

ANÁLISE DOS LANÇAMENTOS

 

Chegou o momento de avaliar o saldo diário. Para isso, é necessário pegar o valor das entradas, retirar as saídas e somar o valor que se tinha no início.

Uma dica importante é que um registro bem feito dos lançamentos das ‘Contas a Pagar e a Receber’, permite que a empresa tenha uma maior noção de sua Necessidade de Capital de Giro.

 

ANÁLISE DOS RESULTADOS CONSOLIDADOS

 

Agora é a hora de realmente avaliar os resultados e qual foi o fluxo de caixa obtido.

 

DICAS FINAIS

 

MANTENHA SEU ESTOQUE ORGANIZADO

 

Um estoque bem organizado é importante para que se consiga planejar compras futuras. A previsão de quando e quanto comprar é essencial para monitoramento do fluxo de caixa.

 

UTILIZE UM SISTEMA DE CONTROLE FINANCEIRO

fluxo de caixa

Com o recurso de controle financeiro da Uniplus, é possível gerenciar o caixa, contas a pagar e contas a receber. O sistema de gestão empresarial UniPlus disponibiliza relatórios de fluxo de caixa, previsões de pagamentos e recebimentos, resultado operacional e balancete gerencial. É um sistema completo e ideal para que seu negócio evite problemas financeiros mais graves e tenha um fluxo de caixa em dia.

 

Uma empresa bem sucedida tem um bom fluxo de caixa. O responsável pela gestão financeira da empresa deve ser disciplinado e capacitado para que não haja dor de cabeças. Afinal, a conta deve fechar sempre.

Cadastre seu e-mail
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e lançamentos.

Revendas