fbpx

Blog

4 dicas para organizar o setor financeiro da sua empresa 

4 dicas para organizar o setor financeiro da sua empresa 

Compartilhe:

4 dicas para organizar o setor financeiro da sua empresa 

É muito comum empresas se encontrarem em estado de emergência financeira pois a falta de educação na área de finanças é corriqueira na vida de muitos brasileiros que são induzidos a gastar mais e a poupar menos. Pequenos erros diários, como não separar as contas pessoais das contas da empresa, pagar débitos em atraso e a falta de planejamento, fazem com que o processo não resulte positivamente. 

Pensando nisso, separamos 4 dicas essenciais para você estruturar uma gestão financeira no seu negócio, com isso evitará problemas futuros e até mesmo o encerramento das atividades da sua empresa. 

Planeje e organize seu setor financeiro 

O início de cada processo é exaustivo e difícil, acreditamos que todas as coisas, por menores que sejam, precisam de atenção e planejamento. A primeira dica é planejar e organizar as suas finanças. Faça um levantamento de tudo que você tem a receber e o que você tem a pagar. Isso não se aplica no mês, inicie seu planejamento já fazendo uma perspectiva anual. Você pode fazer esse levantamento em um sistema financeiro, em uma planilha de Excel e até mesmo em uma agenda. 

Ter controle sobre o lucro e os gastos da sua empresa é essencial para iniciar uma gestão financeira de sucesso. A partir do momento em que são identificadas as entradas e saídas da sua empresa, você passa a ter maior controle sobre o seu orçamento e, caso haja um déficit, pode resolvê-lo. 

Não se esqueça de sempre consultar o planejamento financeiro da sua empresa quando for adquirir um produto ou serviço, veja se ele não comprometerá a organização financeira do seu negócio, se pode inclui-lo em seu orçamento e se pode pagá-lo. 

 Agende seus pagamentos  

Agora que você já fez um levantamento completo das finanças da sua empresa, organize os pagamentos dos seus débitos. Uma das formas de economizar e fazer com que tenha um fluxo correto no seu caixa é não aguardar o vencimento para realizar seus pagamentos. 

Agende todas as suas despesas com seu banco, assim evitará com que sua empresa pague seus débitos com atrasos, acarretando juros e multa sobre eles. Caso sua empresa esteja passando por um momento financeiro instável e não tenha saldo para pagar seus débitos, negocie suas dívidas com parcelas que se encaixem no seu orçamento. 

Reserve um valor para emergências 

Uma ótima dica para a sua empresa não passar apuros com imprevistos financeiros é mensalmente separar um valor do seu orçamento para emergências. Coloque como uma conta fixa e tenha o comprometimento de deixar esse valor guardado no seu banco. Com isso evitará que sua empresa recorra a empréstimos bancários que cobram juros abusivos. 

Não misture dinheiro da empresa com o seu 

Um dos erros mais comuns que o gestor comete é a ausência de separação entre as despesas pessoais e as despesas empresariais. Além de ser prejudicial para a organização financeira da sua empresa, pois gera desordem, impossibilita o controle do seu caixa, e ainda podendo influenciar negativamente na tomada de decisão financeira mais adequada de acordo com a situação. 

Recapitulando as 4 dicas do artigo 

  1. Planeje e organize seu setor financeiro  
  2. Agende seus pagamentos 
  3. Reserve um valor para emergências  
  4. Não misture o dinheiro da empresa com o seu 

 Agora você já tem as dicas básicas para organizar o setor financeiro da sua empresa, coloque a mão na massa.  

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com sua equipe e seus amigos, ah e não esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais. 

  

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!