fbpx

Blog

Conheça o PIX, a nova revolução do mercado financeiro

Conheça o PIX, a nova revolução do mercado financeiro

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar do Pix, não é mesmo? Esse nome, até então desconhecido, tomou conta dos principais veículos de comunicação nas últimas semanas. Seja nas redes sociais, na televisão, em grupos de família, de alguma forma essa palavrinha chegou até as pessoas e com ela uma série de dúvidas acabaram surgindo. Apesar de parecer um pouco complexo, esse novo programa do Banco Central chega exatamente para facilitar as transações financeiras no nosso país.

No artigo abaixo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o Pix e como ele pode revolucionar o mercado financeiro.

 

 Pix! O que é e como funciona?

Conhecido como um sistema de pagamentos instantâneos, o PIX chegou para revolucionar o mercado.

Ele é um programa lançado pelo Banco Central (BC), com a finalidade de reduzir o tempo de pagamento entre contas de bancos e instituições diferentes, sem restrição de dia e hora.

Vantagens de usar o PIX

O programa oferece diversas vantagens, dentre elas a possibilidade de o cliente realizar transações 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados.

O PIX funciona de forma instantânea, com apenas 10 segundos a transferência já estará concluída. Ele também possibilita a realização de pagamentos em estabelecimentos comerciais por meio de leitura em QR Codes, que devem ser escaneados pelo celular.

Valores para utilizar o PIX

As transferências entre pessoas físicas são gratuitas, evitando os pagamentos de tarifas como TED (Transferência Eletrônica Disponível), DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou pagamentos em estabelecimentos. Já as empresas estarão sujeitas a taxas ao realizarem os pagamentos, porém os débitos serão menores do que as transações atuais.

O PIX oferece Segurança?

O PIX foi desenvolvido para ter muito mais segurança, suas transações serão muito mais rápidas e práticas, basta utilizar a Chave PIX. Essa chave poderá ser um CPF, CNPJ, número de telefone celular ou endereço de e-mail.

O Banco Central liberou para as pessoas físicas até cinco chaves para cada conta do qual forem titulares, já para as empresas, o número de chaves vai até vinte para cada conta da qual forem titulares.

Além disso, o usuário poderá ter também seu próprio QR Code e receber dinheiro via PIX por meio de pagamentos por aproximação.

Na busca por mais segurança o programa PIX, permite você cadastrar sua biometria e leitura facial, evitando assim fraudes e erros.

Tem como cancelar uma transação no PIX?

É preciso ter muito cuidado ao colocar os dados no PIX, pois como a liquidação dos pagamentos ocorre em tempo real, não é permitido o cancelamento.

Entretanto, caso ocorra a negligência, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago, tanto de forma parcial como do valor total.

Quando será lançado o PIX?

O Banco Central divulgou que a previsão para o lançamento do programa PIX será dia 16 de novembro de 2020 em todo país, mas o cadastro já foi liberado no dia 05 de outubro de 2020 em bancos, fintechs e instituições de pagamentos.

O que fazer para começar a utilizar?

Para utilizar o PIX é preciso ter uma conta corrente, poupança ou de pagamento pré-pago em alguma instituição financeira ou de pagamento. A opção de utilizar o programa será oferecida pela entidade, por meio dos respectivos aplicativos ou internet banking, da mesma forma que TED ou DOC, haverá a opção PIX.

Basta você se cadastrar na função e a partir disso você já terá sua chave PIX.

Vale a pena utilizar o PIX?

Sem dúvida a implementação do PIX é um avanço relevante nas transações bancárias, trazendo consigo praticidade, isenção de taxas de transferência e pagamentos, agilidade e modernidade.

Agora que você conhece o Pix e suas funcionalidades, temos uma novidade para você! O Uniplus, sistema de gestão para empresas já está se adequando ao PIX e assim seguir oferecendo o sistema mais completo para seus clientes.

Gostou desse artigo? Que tal compartilhar com seus amigos! Ah e não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais!

E não deixe de ouvir o episódio especial do nosso novo Podcast, falando especialmente sobre o PIX.

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!