Departamento de marketing: saiba tudo sobre ele

O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo. O departamento de marketing de uma empresa é um dos principais setores de uma empresa e vem ganhando cada vez mais importância. Muitas vezes confundido com o setor de vendas, o marketing exerce uma função diferente, pois não atua diretamente na venda do produto ou serviço.

O departamento de marketing tem como principal tarefa o estudo do mercado e dos clientes e a elaboração de estratégias que atingem de forma efetiva esse futuros clientes e tornem a marca relevante para eles, resultando em mais vendas.

Através da utilização de pesquisas e informações sobre o mercado, os especialistas de marketing de uma organização devem adquirir conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa.

 

IMPORTÂNCIA

Algumas empresas ainda não conseguem enxergar a importância do departamento de marketing e ainda não possuem esse setor ou então é o primeiro setor que elas cortam gastos, quando necessário.

Contudo é com o setor de marketing que há possibilidades de ampliar a lucratividade da empresa, por meio de estratégias criativas e interessantes.

 

FUNÇÕES DO MARKETING

departamento de marketing

O marketing inclui muita análise, pesquisas e planejamento estratégico. Existem diversos tipos de marketing, entre eles o marketing digital, o marketing interno, o marketing de guerrilha, marketing de conteúdo etc.

É função do departamento de marketing fazer uma análise extremamente detalhada do seu público, do mercado e da concorrência.

Após a realização dessa análise, é preciso elaborar um planejamento estratégico. As táticas aplicadas devem estar de acordo com todas as pesquisas feitas anteriormente, para que isso garanta os melhores resultados possíveis.

O setor de marketing ainda é responsável por:

  • Planejamento da comunicação da empresa;
  • Gerenciamento de comunicação;
  • Traçar objetivos e metas de comunicação;
  • Desenvolver e gerenciar campanhas promocionais;
  • Definir canais e formas de atrair novos clientes;
  • Analisar e mensurar resultados de campanhas;
  • Gerenciar produção multimídia;
  • Gerenciar canais como redes sociais e websites;
  • Gerenciar fornecedores como gráficas e agências de publicidade ou marketing.

 

MARKETING DIGITAL

departamento de marketing

O mundo cada vez mais digital fez com que o marketing digital crescesse de forma muito rápida. A internet e as redes sociais são uma ferramenta incrível para conquistar novos e clientes e fidelizar os clientes já existentes.

 

Sendo assim, um departamento de marketing interno é muito importante, pois além de desenvolver as estratégias certas, você não precisará de terceirizar e fazer investimentos externos com isso. Basta contratar uma equipe de marketing especialista e investir internamente.

 

Até o próximo post!

Cadastre seu e-mail
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e lançamentos.

Revendas