fbpx

Blog

6 dicas para fazer um planejamento financeiro eficiente

6 dicas para fazer um planejamento financeiro eficiente

Compartilhe:

Uma companhia de sucesso tem total controle sobre suas finanças, pode ter certeza. Por isso, um planejamento financeiro é de extrema importância para todo empresário que traçou objetivos claros e busca se destacar no mercado.

Uma empresa que deseja estar à frente de seus competidores deve fazer uma projeção de suas despesas e receitas para ser capaz de prever o momento certo de fazer investimentos, supor custos e analisar as melhores oportunidades.

Neste artigo, será possível conferir seis dicas de como fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente para começar a obter resultados positivos o quanto antes.

1. Reconheça a situação atual da empresa

É preciso analisar em qual situação a empresa se encontra. É muito importante, nesse primeiro momento, que seja feito um orçamento anual, ou seja, uma estimativa de quanto deverá gastar e receber, com base nos anos anteriores. Seja realista, ou até mesmo pessimista, em suas previsões para que não haja surpresas desagradáveis no futuro.

 

2. Antecipe diferentes cenários

Não há como prever o futuro, mas existe a possibilidade de melhor se preparar caso algo fora do planejamento aconteça. Defina alguns cenários possíveis, estabeleça uma receita média e analise quais poderão ser as despesas fixas e variáveis.

 

3. Elabore um plano de ação

Essa é a hora de elaborar um método de registro de todas as contas, para ter um controle minucioso do capital. Defina os objetivos, crie um cronograma e divida as tarefas entre a equipe. Depois anote tudo e mensure os resultados.

 

4. Faça um acompanhamento constante

Deve-se monitorar constantemente cada nova transação para poder fazer projeções mais realistas, analisar o que é melhor para a empresa e ver como ela está progredindo com o passar do tempo.

 

5. Elimine gastos desnecessários

Essa dica pode parecer um pouco óbvia para alguns, mas os gastos que, a princípio, aparentam ser essenciais, podem se tornar descartáveis no futuro. Sempre é possível reduzir gastos quando se faz um planejamento financeiro eficiente.

 

6. Utilize um programa de gestão empresarial

À primeira vista, pode parecer que a realização destas dicas é um trabalho árduo demais a ser feito sozinho e que demanda uma quantidade considerável de tempo. Neste caso, recomenda-se a utilização de um programa específico de gestão empresarial, que ajudará no controle das finanças de forma mais incisiva e eficaz.

O UniPlus, da Intelidata, é um sistema integrado de gestão empresarial muito versátil, desenvolvido para se adequar a diversos segmentos. Adaptando-se as necessidades de toda empresa, o sistema oferece funções objetivas, organizando a estrutura dos negócio de forma eficiente e, ao mesmo tempo, simplificada.

Com o recurso de controle financeiro, é possível gerenciar o caixa, bancos e descontos de títulos, contas a pagar e contas a receber. O sistema UniPlus, ainda disponibiliza relatórios de fluxo de caixa, previsões de pagamentos e recebimentos, resultado operacional e balancete gerencial.

Com o Uniplus o planejamento financeiro torna-se mais que eficiente e os resultados obtidos são os melhores possíveis. Saiba mais sobre o UniPlus e todas os seus recursos clicando aqui.

 

Sendo assim, não perca tempo e comece a pensar o planejamento financeiro da sua empresa o quanto antes pois ele é imprescindível para o sucesso profissional do seu negócio.

 

Até a próxima dica!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!