Ao trabalhar com metas de vendas pré-estabelecidas, a empresa, como um todo, saberá onde deve chegar e o quanto deve trabalhar para atingir os resultados esperados. Elas funcionam como verdadeiros norteadores a serem seguidos e estão diretamente ligadas ao crescimento da organização.
No entanto, não existe um método específico para a definição desses objetivos. O que se têm são boas práticas a seguir. E, por este motivo, separamos algumas dicas que irão te ajudar nesta tarefa, que deve sempre iniciar após uma análise minuciosa do mercado e da sua empresa.
Analise o mercado
Conhecer bem o mercado é o primeiro passo para estabelecer metas. Isso te ajudará a saber qual o percentual de crescimento do segmento, se ele está estável ou em queda e qual a previsão de expansão para o ano seguinte. Essas informações podem ser encontradas em diversos locais, como associações de classe, jornais, revistas, internet e até por meio de uma pesquisa própria, no seu estabelecimento.
Faça perguntas
Existem algumas perguntas que podem contribuir muito para o estabelecimento das suas metas de vendas. São elas:
– Quanto desejo faturar?
– Quanto preciso vender?
– Qual a diferença entre o número que quero alcançar e onde estou agora?
– Quanto vou investir?
– Quantas pessoas preciso contratar para bater essa meta?
– Quais as atividades que preciso realizar para conseguir melhores resultados em curto, médio ou longo prazo?
– Que ferramentas poderiam aumentar a eficiência?
– Quais os desafios que o meu time pode enfrentar?
Crie programas de incentivo para sua equipe
Os colaboradores são os maiores parceiros de uma empresa e sem o comprometimento deles é impossível alcançar qualquer tipo de objetivo. Por este motivo, é essencial criar programas de incentivo para que as metas se tornem atrativas e os seus funcionários trabalhem motivados para conquistá-las.
Determine um prazo e o quanto você quer crescer neste período
Para que se tornem “possíveis”, suas metas devem ser específicas e mensuráveis. Ao invés de dizer “queremos crescer no mercado”, estabeleça “devemos crescer 25% no mercado durante o próximo ano”. Desta forma, você poderá calcular o quanto a sua empresa precisa vender por mês para atingir as metas de venda.
Crie cenários
A fim de se preparar para os mais diversos resultados que podem surgir, estabeleça três cenários possíveis, com desfechos para uma expectativa conservadora, moderada e arrojada. Procure identificar qual será o seu comportamento perante essas opções e preveja tomadas de decisões para cada uma delas. Desta maneira você se mantém preparado e evita surpresas desagradáveis.
Avalie as metas de vendas e faça os ajustes necessários
A cada investimento feito, avalie os resultados obtidos com ele. Se trouxe bons resultados, saiba que é ali que você deve concentrar seus esforços. Além disso, não deixe de pensar em novas possibilidades, pois o mercado está constantemente mudando e, desta maneira, sua capacidade de criação deve ser constantemente estimulada.
Tenha em mente que a elaboração das meta de vendas é parte de um aprendizado da empresa como um todo. Por este motivo, mantenha a paciência e incentive seus colaboradores, a fim de contar sempre com o seu comprometimento.
Caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma sugestão, entre em contato conosco.
Até a próxima!