fbpx

Blog

Afinal, como começar um negócio do zero? Veja os 7 primeiros passos

Afinal, como começar um negócio do zero? Veja os 7 primeiros passos

Compartilhe:

Abrir a própria empresa é um sonho para várias pessoas. Porém, é também um desafio considerável hoje em dia, independentemente da sua capacidade enquanto profissional. Muitos não sabem como começar um negócio e nem sequer têm uma pista de qual a maneira certa de desenvolvê-lo, o que apenas dificulta todo o processo.

Se esse é o seu caso, não é necessário se desesperar. Há bastante informação disponível para quem deseja começar a empreender. Se você tiver disposição para aprender sobre o tema, não terá muita dificuldade para abrir sua empresa e começar a ter uma boa rentabilidade ao longo do tempo.

Para ajudar com isso, vamos explicar como começar um negócio do zero em 7 passos. Confira.

1. Encontre seu nicho

O primeiro passo para começar qualquer negócio, independentemente do contexto, é decidir em qual setor você vai atuar e o tipo de produto ou serviço que será fornecido. Sem isso, não é possível tomar nenhuma outra decisão.

A escolha em si pode ser orientada de diversas formas. Alguns empreendedores escolhem áreas que já têm uma demanda sólida e segura, como alimentação. Outros preferem áreas em forte crescimento, mas que ainda não estão muito bem consolidadas nem estabilizadas no mercado. Tudo dependerá do seu objetivo.

Vale a pena pesquisar as possíveis áreas e formas de investimento disponíveis, sempre ficando atento à demanda, o que facilitará as futuras ações de marketing. Se não houver um público para seu produto, seu investimento não terá retorno.

2. Estude e se especialize

Depois de escolher uma área de atuação, é hora de estudar. Afinal, não há como começar um negócio do zero se você não entende o seu setor e o trabalho que será realizado.

Se você ainda não tem conhecimento aprofundado sobre a função, vale a pena investir em cursos e praticar antes de começar. Isso dará um pouco mais de perspectiva em relação às rotinas do serviço.

Caso você já seja especialista em uma área e deseje atuar nela de forma independente, então o que você deve estudar é a gestão de negócios. Administrar uma empresa envolve muito mais do que apenas prestar o serviço e priorizar a experiência dos clientes.

 

 

3. Conheça sua concorrência

Você já está preparado para atuar na área desejada? O próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado e aprender o máximo possível sobre os outros negócios que atuam no mesmo nicho que você.

Primeiramente, esse tipo de informação ajudará bastante na hora de elaborar seus próprios planos, pois você terá uma perspectiva melhor de quais ações tiveram bons resultados e quais falharam. Além disso, essa pesquisa ajudará a identificar se o mercado já está saturado e como você pode se diferenciar diante do público.

Por fim, um estudo da concorrência ajuda também a estabelecer os padrões aos quais você deve atender. Afinal, os clientes já esperam um determinado nível de tratamento e qualidade criado por outros negócios.

4. Planeje os investimentos necessários

A parte mais importante para começar um negócio do zero é saber planejar seus investimentos. Toda empresa precisa de dinheiro no início, mas o que determina seu sucesso é a forma como você aplica esses recursos. E, para fazer isso do jeito certo, é necessário ter um plano.

Primeiro, você deve ter uma lista de tudo que precisa ser comprado, incluindo materiais, equipamentos e ferramentas. Também é importante analisar questões específicas, como os tributos. Isso tudo deve ser delimitado com antecedência para evitar que você fique sem recursos no meio do caminho e para garantir que o retorno financeiro esteja de acordo com o que você busca.

5. Reúna o time que você precisa

A menos que o negócio em questão seja bem pequeno e independente, você vai precisar de ajuda para mantê-lo funcionando de forma adequada. Muitas tarefas, como limpeza, atendimento ao cliente (tanto na captação quanto na fidelização) e organização de contas, exigem o esforço de várias pessoas para serem executadas com a qualidade esperada.

Sendo assim, você vai precisar encontrar outros indivíduos interessados em trabalhar com você, seja como sócios investidores ou como colaboradores. Liste todas as posições e cargos que você precisa cobrir para garantir que a sua empresa tenha o desempenho desejado e comece a anunciar as vagas.

Aqui, vale a pena estudar um pouco mais sobre processo seletivo, pois a escolha da melhor equipe é um dos fatores que mais pesam no desempenho da sua empresa.

6. Prepare-se para a burocracia

Por mais que você saiba como começar um negócio do zero do ponto de vista prático, ainda há outras coisas que precisam ser feitas e que não têm muito a ver com seu trabalho no dia a dia. Essas ações consomem bastante tempo se não forem bem planejadas. Entre elas, podemos citar a realização de vistorias e a obtenção do CNPJ.

Portanto, separe um período para estudar os processos mais burocráticos envolvidos na criação do seu negócio, além de ver a quais leis você precisa atender. Isso poupará várias tarefas inesperadas e possíveis multas que você teria que pagar caso não prestasse contas adequadamente sobre o seu serviço.

7. Mantenha o controle

Por fim, mas não menos importante, é necessário seguir um plano e controlar bem todas as atividades dentro do seu negócio. Não apenas monitorar entregas e prazos, mas também saber em que passo estão todas as suas atividades. Além disso, é preciso verificar se as metas de vendas estão sendo alcançadas, quais recursos estão disponíveis e qual é a rentabilidade atual de cada ação.

Para poder manter esse controle, você precisa monitorar todas as tarefas da empresa e ter um registro em tempo real desses números. Utilizar um sistema de gestão nesse cenário ajuda bastante, pois ele permite a automatização parcial do processo e diminui consideravelmente a quantidade de erros humanos que passam despercebidos. Se você quer que seu novo negócio tenha sucesso, esse é um ótimo investimento.

Agora que você já sabe como começar um negócio do zero, é hora de montar seu planejamento, bolar uma estratégia e empreender! Continue se aprimorando e reinvestindo em sua empresa, assim, ela crescerá ainda mais ao longo do tempo.

Acha que mais pessoas também precisam saber como iniciar o próprio negócio? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre a elas nosso passo a passo.

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!