Blog

O que é ROI e como calcular o retorno sobre o investimento?

O que é ROI e como calcular o retorno sobre o investimento?

Compartilhe:

As empresas estão cada vez mais preocupadas com a análise dos resultados dos seus investimentos. A pressão econômica associada aos gastos anuais consideráveis sem a demonstração de retornos diretos obriga as organizações a aperfeiçoar seus padrões financeiros e esclarecer melhor o capital investido.

Para aprimorar o desempenho do empreendimento de forma contínua é necessário distinguir as estratégias que estão dando resultado daquelas que não são positivas. Para tanto, um dos indicadores financeiros crescentes utilizado é o ROI, que permite avaliar a visibilidade de investimento.

Dessa forma, seu cálculo oportuniza determinar os valores a serem investidos por meio das economias feitas ou pelo aumento do faturamento — tendo em vista que é aplicável a todos os tipos de investimento.

Quer saber quanto dinheiro está ganhando em cada investimento aplicado? Então entenda o que é ROI, como realizar seu cálculo e qual a importância para o sucesso da empresa. Acompanhe conosco e boa leitura!

O que é ROI?

Primeiramente, o ROI (em inglês Return Over Investment ou Retorno de Investimento) é uma métrica que permite compreender se os investimentos realizados estão gerando retornos positivos, considerando que expressa a relação do valor investido e da quantia obtida de volta.

É um indicador eficiente que propicia melhor compreensão do desempenho financeiro da empresa mostrando qual o lucro ou perda, possibilita identificar a rentabilidade do produto ou serviço, além de avaliar se as táticas de marketing usadas estão alcançando os resultados previstos.

O retorno de investimento pode ser usado para medir a qualidade, processos, procedimentos, marketing, gerenciamento de mudanças, enfim, fundamenta as escolhas em processos de tomada de decisão. Sua finalidade é evadir a perda financeira que maus investimentos podem provocar e ainda levar a organização a considerar custos e benefícios dos investimentos feitos.

De modo geral, compreender o que é ROI e a eficiência desse indicador possibilita aos gestores e diretores acessar o lucro ou a perda do dinheiro investido.

Como fazer o cálculo de ROI?

Para calcular o retorno de investimento corretamente é preciso entender o que é o custo e a receita do negócio. A receita é todo valor arrecadado com as vendas em uma organização. Ao realizar o cálculo de uma área específica, é fundamental usar apenas os dados da estratégia em questão.

Por exemplo, para calcular o ROI de um investimento em mídias sociais, o valor da receita deve retratar as vendas apenas desse investimento e não de toda a organização.

Já os custos são todas as despesas necessárias, esse é o valor que viabiliza o avanço certeiro do negócio. Como dito no exemplo anterior, os custos são retratados pelo valor pago para a utilização do recurso de publicações pagas, além de outras despesas existentes como telefone, funcionários, entre outros.

Portanto, para a obtenção do resultado correto do ROI é preciso subtrair o lucro do custo inicial e depois dividir pelo mesmo valor. Ao obter o resultado, é fundamental saber o quanto esse valor representa em porcentagem. Assim, multiplique o valor do ROI por 100.

Para calcular de modo simples o retorno de investimento, basta utilizar a fórmula:

ROI = (RECURSO – CUSTO) / CUSTO × 100

Para facilitar da compreensão pense no seguinte exemplo: o cálculo do retorno de investimento de uma empresa que investiu 2.000 reais em sistemas de software e que, devido a esse investimento, obteve lucro de 2.500 reais, deve ser feito da seguinte maneira:

ROI = (2.500 – 2.000) / 2.000 × 100

ROI = (500 / 2000) × 100 = 25%

Ou seja, o retorno de investimento dessa empresa foi de 25%.

Qual a importância de conhecer essa métrica?

O retorno de investimento é apenas um dos indicadores que podem ser usados para melhorar a compreensão da saúde de seu empreendimento. No entanto, por meio da avaliação cuidadosa desse indicador é possível identificar as principais fontes de renda.

Por ser uma métrica eficaz, entender o que ela significa permite controlar melhor os resultados obtidos com a aplicação de capital feita em qualquer setor da organização. Vale lembrar que o valor de um empreendimento está no quanto ele pode se desenvolver e crescer.

Assim, toda instituição necessita de um cálculo de ROI eficiente, tendo em vista que intenciona gerar lucros e fidelizar clientes. Para tanto, saiba quais são os principais benefícios desse indicador!

Saber quanto se está investindo

Com o cálculo do retorno de investimento é possível saber o quanto se está investindo com simplicidade no levantamento de dados, já que cruza apenas duas variáveis: o valor investido e o lucro obtido no investimento. Além da identificação do percentual de retorno financeiro, também analisa se está de acordo com o estipulado.

Melhorar a tomada de decisão sobre o negócio

Outro benefício dessa métrica é a possibilidade de ter uma base sistêmica para a tomada de decisões, tornando-as mais rápidas e diligentes.

Poder fazer novos investimentos

Com o auxílio do ROI, pode-se justificar os investimentos feitos e apresentar seus resultados, o que torna possível poder fazer novos investimentos para o setor desejado.

Saber o que precisa ser melhorado

Outro benefício importante desse indicador é servir de avaliação preditiva, ou seja, pode ser utilizado para antever o retorno financeiro que será alcançado. Com a justificativa dos investimentos realizados e apresentação dos resultados, existe a possibilidade de saber o que precisa ser melhorado.

Como se pode ver, são muitas as vantagens de conhecer e aplicar o cálculo de retorno de investimento na empresa. Por ser de fácil aplicação, permite controle apropriado dos projetos em desenvolvimento e ainda obtenção de bons resultados, contenção de riscos de investimentos e a possibilidade de ter uma visão sistêmica da empresa.

Por fim, vale lembrar que não existe padrão para o ROI: quanto maior, melhor para a empresa. É necessário diminuir as despesas, procurar melhorar a eficiência operacional e conservar o estímulo das pessoas envolvidas nas áreas da organização. Desse modo, entender o que é ROI, saber realizar seu cálculo e compreender sua importância auxiliam no controle de cada uma de suas ações rumo ao sucesso.

O que achou deste artigo? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos a também compreenderem mais sobre o assunto!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!