fbpx

Blog

Departamento de marketing: saiba tudo sobre ele

Departamento de marketing: saiba tudo sobre ele

Compartilhe:

O marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias, a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo. O departamento de marketing é um dos principais setores de uma empresa e vem ganhando importância cada vez mais. Muitas vezes confundido com o setor de vendas, o marketing exerce uma função diferente, pois não atua diretamente na venda do produto ou serviço.

O departamento de marketing tem como principal tarefa o estudo do mercado e dos clientes, além da elaboração de estratégias que atingem de forma efetiva e tornem a marca relevante para esses futuros clientes, resultando em mais vendas.

Através da utilização de pesquisas e informações sobre o mercado, os especialistas de marketing de uma organização devem adquirir conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa.

IMPORTÂNCIA

Algumas empresas ainda não conseguem enxergar a importância do departamento de marketing e ainda não possuem esse setor ou então é o primeiro setor que cortam gastos, quando necessário.

Contudo, é com o setor de marketing que há possibilidades de ampliar a lucratividade da empresa, por meio de estratégias criativas e interessantes.

Baixe aqui e-book Marketing para Revendas de Software

FUNÇÕES DO MARKETING

O marketing inclui muita análise, pesquisas e planejamento estratégico. Existem diversos tipos de marketing, entre eles o marketing digital, o marketing interno, o marketing de guerrilha, marketing de conteúdo etc.

É função do departamento de marketing fazer uma análise extremamente detalhada do seu público, do mercado e da concorrência.

Após a realização dessa análise, é preciso elaborar um planejamento estratégico. As táticas aplicadas devem estar de acordo com todas as pesquisas feitas anteriormente, para que isso garanta os melhores resultados possíveis.

O setor de marketing ainda é responsável por:

  • Planejamento da comunicação da empresa;
  • Gerenciamento de comunicação;
  • Traçar objetivos e metas de comunicação;
  • Desenvolver e gerenciar campanhas promocionais;
  • Definir canais e formas de atrair novos clientes;
  • Analisar e mensurar resultados de campanhas;
  • Gerenciar produção multimídia;
  • Gerenciar canais como redes sociais e websites;
  • Gerenciar fornecedores como gráficas e agências de publicidade ou marketing.

MARKETING DIGITAL

O mundo cada vez mais digital fez com que o marketing digital crescesse de forma muito rápida. A internet e as redes sociais são uma ferramenta incrível para conquistar novos clientes e fidelizar os clientes já existentes.

Sendo assim, um departamento de marketing interno é muito importante, pois além de desenvolver as estratégias certas, você não precisará terceirizar e fazer investimentos externos com isso. Basta contratar uma equipe de marketing especialista e investir internamente.

Mas se você ainda não tem condições de investir em uma equipe própria de Marketing na sua empresa, existem alguns passos simples que você pode dar para iniciar um trabalho de marketing digital e ajudar você a estruturar um crescimento.

Confira o episódio do Videocast Mais Gestão, no qual falamos sobre como você pode iniciar o Marketing Digital na sua empresa:

 

 

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!