fbpx

Blog

Como identificar o que o cliente precisa? Descubra!

Como identificar o que o cliente precisa? Descubra!

Compartilhe:

Entender a necessidade do cliente é fundamental para oferecer produtos ou serviços que atendam suas expectativas. Para isso, é importante seguir alguns procedimentos para assegurar um atendimento de qualidade e um relacionamento duradouro com o consumidor.

Neste post, vamos explicar a importância desses cuidados e como é possível identificar as necessidades do cliente. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Entenda a importância de identificar a necessidade do cliente

Compreender a fundo o cliente traz uma série de benefícios para o seu negócio. Confira as principais vantagens a seguir:

Oferece uma solução apropriada 

Quando você entende o que o consumidor precisa, as soluções que você oferece são mais assertivas. Assim, a possibilidade do cliente efetuar uma nova compra é muito maior.

Aumenta o nível de satisfação do cliente

Ao oferecer uma proposta customizada para o seu cliente, a tendência é que seu nível de satisfação seja maior. Afinal de contas, nada melhor do que receber uma oferta adaptada para suas necessidades e não ter que se preocupar em personalizar o software.

Agilidade na comunicação entre a empresa e o cliente

Entender as necessidades dos clientes diminui os ruídos na comunicação e agiliza o andamento do trabalho. Assim, fica mais fácil realizar customizações e dar o suporte necessário para cada caso.

Provoca impactos positivos nas vendas 

Um dos grandes benefícios de entender as necessidades dos clientes é que ela provoca uma impressão positiva no pré e pós-venda. Isso ajuda a fortalecer a boa reputação da sua empresa, o que pode ser um caminho para conquistar e fidelizar mais consumidores.

Aprenda como identificar a necessidade do cliente

Sabemos que a aproximação é fundamental para garantir um bom relacionamento com o cliente. Mas como é possível identificar suas necessidades? Listamos abaixo algumas boas práticas para entender melhor o consumidor. Confira:

Agende uma reunião ou videoconferência

A melhor forma de compreender o que seu cliente precisa é oferecendo uma reunião presencial ou videoconferência. Isso minimiza as chances de desentendimentos, já que é possível entender exatamente o que ele busca.

É claro que e-mails e telefonemas são sempre uma alternativa, mas procure utilizar esses recursos para questões mais diretas.

Elabore um questionário 

Outra forma de aprofundar as expectativas do cliente é criando um breve questionário com perguntas-chave. O documento deve conter questões essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho, tais como:

  • Quais são suas principais dificuldades, atualmente, com sua rotina de trabalho?;
  • Quais tarefas você acredita que poderiam ser automatizadas pelo software?;
  • Quais recursos você acredita serem essenciais para o seu cotidiano?

É claro que a elaboração do questionário deve ser voltada para o segmento de atuação e perfil do seu cliente. É importante ressaltar, também, que o documento não deve ser muito extenso, de modo a não desestimular o consumidor.

Disponibilize uma versão-teste do software 

Oferecer um trial por tempo limitado do produto é uma excelente forma de compreender melhor o feedback do cliente.

Você pode criar uma landing page onde o consumidor pode baixar a versão-teste gratuitamente após completar um cadastro simples, que inclua os seguintes dados:

  • nome completo;
  • empresa;
  • celular;
  • e-mail.

Assim, você disponibiliza ao cliente a experiência real com o seu produto e obtém retornos sobre a usabilidade e funcionamento geral. Essa é uma prática muito utilizada por grandes empresas de software e, portanto, uma das melhores maneiras de adquirir e reter compradores.

Ofereça soluções customizáveis 

De nada adianta compreender as expectativas do cliente e não atender a elas, certo? Por isso, além do esforço de entender suas necessidades, é preciso garantir que o consumidor fique satisfeito com a proposta apresentada e com o atendimento que lhe foi oferecido. Para isso, oferecer soluções que possam ser adaptadas para sua realidade é uma excelente forma de construir um bom relacionamento com o cliente.

Pode-se oferecer, por exemplo:

  • possibilidade de acrescentar ou retirar módulos do sistema, de modo a adaptar o software à realidade da empresa;
  • customização de relatórios;
  • valores diferenciados para pequenas empresas;
  • personalização do layout do sistema, com cores, fontes e logotipo da empresa;
  • integração com outros sistemas da empresa, como loja virtual ou com o sistema da transportadora parceira;
  • possibilidade de organizar e categorizar usuários, clientes e ações;
  • automatização de processos operacionais específicos;
  • análise preditiva com base em médias anteriores.

Essa é uma das formas mais eficientes de demonstrar ao consumidor que você compreende suas necessidades e é capaz de entregar soluções customizadas.

Saiba mais sobre relacionamento com clientes

Manter um bom relacionamento com o cliente é fundamental para garantir que sua empresa prospere e conquiste o mercado. Confira as dicas abaixo para manter um excelente nível de customer service

Trate seus clientes com cordialidade

Respeito e educação são verdadeiros princípios no tratamento com o consumidor. É fundamental que o cliente sinta que suas preocupações estão sendo bem atendidas de forma cordial e, também, profissional. Isso ajuda a construir uma imagem positiva da empresa e evita possíveis desentendimentos.

Seja amigável

Não é porque você deve tratar seus clientes com respeito que o tratamento deve ser robótico ou ultra formalizado. Isso gera desconforto para o consumidor e pode provocar atritos por falta de comunicação. Por isso, procure ser cordial, mas próximo, ao mesmo tempo.

Coloque-se à disposição

Uma das qualidades mais valorizadas por clientes é a disposição da empresa para solucionar problemas o mais rápido possível. Para isso, existem algumas ações que podem fortalecer essa imagem, sem sobrecarregar o atendente:

  • disponibilizar canais de atendimento múltiplos, via telefone, e-mail e redes sociais;
  • estimar prazos viáveis para a solução de problemas;
  • reduzir os processos burocráticos das solicitações.

Essas ações demonstram a preocupação da empresa com a satisfação do cliente, o que ajuda a construir relacionamentos duradouros.

Compreender a necessidade do cliente é imprescindível para garantir sua fidelização e construir uma relação de longo prazo. Afinal de contas, o consumidor integra a sua companhia tanto quanto seu funcionários e colaboradores, já que ele ajuda a construir o seu negócio. Portanto, é essencial assegurar sua total satisfação.

E aí, gostou do nosso post? Então, deixe um comentário com suas sugestões, dúvidas ou dicas para o próximo artigo! Até a próxima.

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!