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Pipeline de vendas: saiba o que é e como implementar no seu negócio

Pipeline de vendas: saiba o que é e como implementar no seu negócio

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Estabelecer um bom processo de vendas em seu negócio é um dos principais desafios para qualquer empreendedor. Portanto, sem um planejamento adequado, boa parte de seus investimentos em divulgação e atendimento podem ser perdidos. Uma forma de evitar esse tipo de problema é utilizar o pipeline de vendas em suas estratégias de negócios.

Para quem não conhece o termo, o pipeline, também chamado de “funil de vendas”, é um modelo que ajuda a visualizar o processo de conversão de leads em clientes dentro da empresa. A ideia é que há um caminho que cada pessoa percorre até se tornar um cliente, a partir do primeiro contato, mas apenas uma fração do seu público avança por vez.

Quer entender melhor como esse conceito funciona e como usá-lo para melhorar suas vendas? Então, acompanhe a leitura deste artigo!

Quais são as vantagens do pipeline?

O pipeline de vendas é parte da estratégia de vários negócios por bons motivos. Veja aqui algumas das vantagens que ele proporciona para sua empresa.

Facilita a avaliação de desempenho

Uma das maiores dificuldades em vários negócios é não conseguir acompanhar seus resultados com precisão. Sem esse tipo de informação, você pode insistir em planos que não geram bons resultados. Utilizar o pipeline ajuda a entender melhor o desempenho real das suas campanhas de marketing e vendas, tanto no presente quanto ao longo do tempo.

Reduz o tempo do ciclo de vendas

De forma simples, o ciclo de vendas é o tempo que um vendedor leva para encerrar um negócio e começar o próximo. Quanto mais curto for esse ciclo, mais vendas podem ser fechadas em menos tempo. O resultado, naturalmente, é um aumento na rentabilidade da empresa.

Como implementar o pipeline de vendas?

Considerando os benefícios acima, o que você pode fazer para aplicar o pipeline em suas estratégias de vendas? Veja aqui 3 dicas que vão ajudá-lo nessa missão.

Defina a jornada do cliente

A base de qualquer pipeline é a jornada do cliente, ou seja, os estágios da conversão e os critérios para o avanço entre um estágio e outro. Você pode estabelecer quantos estágios achar necessário, mas existem três principais que englobam todos os outros:

  • descoberta: é o público que ainda sabe pouco sobre sua empresa ou sobre o próprio problema;

  • nutrição: são os leads que já conhecem sua marca, mas ainda precisam de mais informação antes de tomarem uma decisão de compra;

  • fechamento: o lead já sabe como sua empresa pode ajudá-lo e precisa apenas de atendimento.

Estabeleça e monitore seus indicadores de performance

Os KPIs, ou Indicadores Chave de Performance, são métricas que melhor refletem o desempenho de qualquer ação na sua empresa. Estabelecer KPIs com antecedência e acompanhá-los com precisão ajudará a entender seus resultados com mais precisão.

Crie um plano de follow-up após cada contato

À medida que o lead passa por cada estágio do funil, você precisa de um plano para que ele continue avançando. Sem um plano de follow-up, o funil não será tão útil. Com base nos critérios de classificação para cada estágio, desenvolva também um plano de ação para continuar nutrindo cada lead.

Há muito mais que você pode aprender sobre o pipeline de vendas e sua aplicação em seu negócio. Continue se informando sobre o tema e você logo verá como ele pode contribuir ainda mais para sua conversão de leads.

Agora que você conhece o pipeline de vendas, é hora de aplicá-lo em sua estratégia! Se quiser continuar acompanhando nossos conteúdos, curta nossa página no Facebook e receba tudo em primeira mão.

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