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Por que sua revenda precisa montar um planejamento anual eficaz?

Por que sua revenda precisa montar um planejamento anual eficaz?

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Qualquer setor de uma empresa necessita ter um planejamento adequado e funcional para alcançar o sucesso, além da elaboração de estratégias que se transformem no cumprimento dos objetivos e metas definidas.

Nesse contexto, o planejamento anual é um instrumento vital para o gerenciamento empresarial. Com ele, é possível adequar os problemas, indicar medidas positivas a serem tomadas no enfrentamento de ameaças e aproveitamento de oportunidades.

Assim, elaborar tal plano anualmente é essencial, pois uma das causas do fechamento das empresas é o planejamento ineficiente ou a falta dele. Por falta de tempo para planejar, alguns gestores não negociam acertadamente com fornecedores, deixam de desenvolver seus produtos e não investem em capacitação — levando o negócio à falência.

Por isso, é fundamental saber como montar um planejamento anual que seja realmente eficaz para revenda. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!

Como o planejamento anual interfere no bom funcionamento da empresa?

Como dito, o planejamento anual de despesas, custos e investimentos é primordial para que a instituição funcione adequadamente. Ele focaliza medidas positivas que uma organização pode tomar relacionadas ao ambiente na qual está inserida. Por meio da avaliação interna e externa, é possível identificar pontos fortes e fracos, além de ameaças e oportunidades.

Importar-se com esse planejamento é atentar para mudanças que ocorrem no meio econômico, social, político e tecnológico, pois é planejando concretamente que são estabelecidas metas, fiscalização dos resultados e projeção de meios de crescimento de modo sustentável.

Vale lembrar que o planejamento anual interfere positivamente no bom funcionamento da empresa por ser possível fazer uma estruturação das atividades, investimentos e orçamentos de maneira inteligente e evitar diversos prejuízos.

Como montar um planejamento anual eficiente para sua revenda?

Ao elaborar um planejamento anual confiável e seguro, é preciso fazer a avaliação de diversas informações e, então, definir objetivos para os próximos 12 meses.

Para que esse planejamento seja eficiente, alguns passos devem ser seguidos. Confira!

1. Diagnosticar o seu negócio

Primeiramente, é preciso realizar um diagnóstico completo da posição da organização, para que, assim, seja determinado o caminho a ser seguido. Alguns dos pontos principais são:

  • fazer um balanço atual do fluxo de caixa;
  • detalhar projetos em vigor;
  • analisar tamanho da equipe;
  • descobrir os gastos fixos e custos de produção.

Com esses dados em mãos, você terá uma base sólida para iniciar a elaboração do planejamento anual — pois o diagnóstico feito servirá de parâmetro para futuras atitudes.

2. Analisar o ano anterior

Outro passo importante é fazer o levantamento de todas as atividades efetuadas ao longo do ano e identificar a eficiência de cada ação. É preciso analisar, por exemplo, o impacto de cada decisão tomada na produtividade, o lançamento de novos produtos e serviços, a fidelização de clientes, campanhas de marketing, melhorias nos processos internos, entre outros.

Ao avaliar o ano anterior, é possível iniciar o planejamento com a correção de velhos erros.

3. Estabelecer um orçamento

Outro passo para o sucesso na execução do plano estabelecido é definir os valores destinados à operação e aos novos investimentos. Considerando os objetivos determinados, podem ser calculados qual aporte necessário para investir na folha de pagamento, treinamentos e capacitações — e, ainda, na aquisição de equipamentos, tecnologia e infraestrutura.

4. Preparar-se para imprevistos

Nenhum empreendimento está livre de imprevistos. Mesmo que, ao diagnosticar o negócio, seja feito um vislumbre dos desafios e problemas que a empresa possa enfrentar, existem acidentes e adversidades impossíveis de serem previstos.

Assim, é recomendável contar com seguros para a empresa e também fazer uma reserva de recursos financeiros, com o objetivo de solucionar possíveis imprevistos que possam ocorrer.

5. Investir em inovações

Atualmente, as inovações se tornaram fatores essenciais para toda instituição. Desse modo, projetos inovadores devem ser contemplados no planejamento anual.

Viu como o planejamento anual é fundamental para o bom funcionamento da empresa? Lembre-se que toda equipe deve ser envolvida no processo, para que haja sucesso. Contar com a participação dos colaboradores — desde a realização do diagnóstico da empresa até propostas de ações — permite que tudo seja planejado amplamente, ressaltando que as metas devem estar em equilíbrio com a realidade da instituição.

Se você gostou deste artigo, descubra qual o investimento médio inicial para revenda!

 

 

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