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Perfil de vendedor: descubra 7 habilidades para vender mais!

Perfil de vendedor: descubra 7 habilidades para vender mais!

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Vender produtos e/ou serviços é um trabalho necessário em qualquer área da economia, independentemente do seu contexto. Afinal, mesmo os produtos de qualidade mais alta não geram rentabilidade alguma enquanto não tiverem algumas vendas. Porém, para alcançar esse resultado, é necessário desenvolver um perfil de vendedor profissional durante o seu dia a dia.

Como você já deve entender, este perfil consiste em um conjunto de atitudes e práticas para melhorar o desempenho das suas vendas. Algumas dessas características podem ser parte de um talento natural, mas todas podem ser desenvolvidas com tempo e prática. E é muito importante aprendê-las se você pretende conseguir mais vendas ao longo do tempo.

Quer entender melhor o que compõe um bom perfil de vendedor? Então veja aqui 7 habilidades que você deve começar a desenvolver o quanto antes!

1.Escutar com atenção

Ao contrário do que muitos acreditam, o trabalho do vendedor não é falar sobre o produto até o lead resolver fechar negócio. Pelo contrário, o melhor que ele pode fazer, especialmente em uma primeira abordagem, é escutar tudo o que ele tem a dizer, especialmente no que diz respeito às suas dores e demandas e como proporcionar a melhor experiência de compra.

Pode parecer que isso apenas perde parte do tempo de negociação, mas essas informações são fundamentais para compreender o que o cliente busca e como o produto pode atender a esses pedidos. Além disso, também vale a pena esclarecer se esse produto é realmente útil para a pessoa em questão. Melhor do que um cliente insatisfeito.

2.Desenvolver uma relação de confiança

Algo que deve fazer parte de todo perfil de vendedor é a sua capacidade de transmitir confiança e segurança, especialmente para os clientes que estão mais desorientados em relação à compra. É bem mais fácil para qualquer pessoa aceitar uma proposta de alguém que ela já conhece e confia do que de um estranho.

O segredo aqui é pensar a longo prazo. Uma relação de confiança gera um público fidelizado, clientes que tendem a voltar e comprar mais ao longo do tempo. Quanto mais clientes desse tipo você tiver, mais consistentes tendem a ser os seus resultados. Além, claro, de ser algo bem positivo para sua reputação diante de novos leads.

3. Aprender o máximo sobre o produto

Talvez você não precise ser um expert em relação ao processo de fabricação e todos os detalhes do fornecimento, mas é vital que você entenda, pelo menos, quais são as principais qualidades do produto e suas aplicações. E quanto mais você aprender a respeito, mais preparado estará para fazer um bom atendimento na hora da venda.

Pense em si mesmo não apenas como vendedor, mas também como consultor. Quanto menos dúvidas o lead tiver sobre o produto e como ele será usado para solucionar seus problemas, maiores são suas chances de que ele se torne um cliente. Vale a pena investir algum tempo no estudo do produto para melhorar seu desempenho de vendas.

4. Ter disciplina e persistência

Quem já trabalhou com vendas sabe como essa tarefa envolve mais falhas que sucessos. Mesmo com o máximo de dedicação e conhecimento, ainda é necessário fazer um número relativamente alto de contatos antes de conseguir fechar uma venda. Os melhores vendedores são aqueles que têm uma porcentagem alta, mas ela nunca chega a 100%.

Sendo assim, é vital que esse profissional seja disciplinado e persistente. Uma venda recusada não deve ser um espaço de frustração, mas uma oportunidade de reavaliar a situação. O problema foi sua abordagem? O produto em si? O perfil do cliente era o correto? Estas respostas ajudarão a aprimorar seu trabalho e a garantir mais resultados no futuro.

5. Realizar uma comunicação direta e certeira

Obviamente, habilidades de comunicação têm alto valor para um profissional que passa a maior parte do tempo lidando diretamente com pessoas. Porém, mais do que saber se expressar, ele precisa conseguir transmitir suas ideias de forma direta, certeira e eficiente para transmitir confiança e acelerar o processo de conversão.

Se você começa a falar sobre tópicos avulsos ou abre muitos “parênteses” durante seu discurso, o cliente vai começar a perder interesse e você pode perder uma venda. Ir direto ao ponto, sem perder seu tempo ou o tempo do seu público, costuma ser a melhor estratégia. Afinal, se um vendedor não comunica a utilidade do produto diretamente no primeiro contato, o cliente tende a ficar bem desconfiado.

6. Ter flexibilidade para se adaptar

É possível estabelecer vários pontos comuns em seu atendimento, os quais você pode trabalhar com mais facilidade. Porém, cada cliente ainda é um indivíduo único, exigindo uma abordagem diferenciada para cada caso. Nesses momentos, vale mais a pena se adaptar ao lead do que tentar forçar um discurso pronto na conversa.

Essa habilidade geralmente é desenvolvida com o tempo e experiência à medida que você encontrar mais casos diferentes e tentar solucioná-los com algo novo. Com o tempo e prática, você poderá improvisar facilmente novos argumentos ou direcionar seu discurso para uma qualidade que seja mais interessante para o lead em questão.

7. Ter proatividade

Por fim, um bom vendedor nunca fica parado aguardando os clientes virem, mesmo que esse seja o padrão esperado. Ele vai atrás dos clientes ou os atrai até a empresa, divulga o próprio nome e garante que o produto seja conhecido por todo o público. Especialmente em negócios B2B.

Com um comportamento mais proativo, você pode aproveitar diversas oportunidades de venda antes da concorrência, além de fechar mais negócios. Além disso, muitos clientes apreciam quando o próprio vendedor entra em contato e demonstra mais atenção em relação ao seu público. Com o tempo e uma estratégia bem bolada, isso será bem mais rentável e menos trabalhoso que ficar apenas esperando os leads entrarem em contato.

Com todas essas informações, você já deve estar mais preparado para desenvolver um perfil de vendedor e fechar negócio com mais clientes. Lembre-se de utilizar ferramentas adequadas para otimizar seu trabalho e pensar sempre no retorno a longo prazo.

Falando nisso, recomendamos que veja também este artigo sobre pipeline de vendas e aprenda um pouco mais para melhorar seu processo de venda.

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