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Como fazer uma projeção de vendas

Como fazer uma projeção de vendas

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A projeção de vendas é um processo fundamental para que o dono do negócio consiga prever como serão as vendas e, consequentemente, o faturamento da empresa em um determinado período de tempo – semanalmente, mensalmente, trimestralmente ou anualmente.

Apesar das vantagens, muitos líderes não conseguem criar previsões de vendas realistas e acabam se prejudicando.

 

Importância da projeção de vendas

projeção de vendas

As previsões de vendas permitem detectar possíveis problemas, enquanto ainda há tempo para evitar ou reduzir os danos dos mesmos. Por exemplo, se perceber que sua equipe está abaixo da quota, é possível descobrir o que está acontecendo e corrigir o erro.

A projeção de vendas desempenha um papel importante no sucesso da sua empresa. De acordo com estudos do Grupo Aberdeen, empresas com previsões de vendas precisas são 10% mais propensas a aumentar sua receita anual.

 

Como fazer a projeção de vendas

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Existem alguns métodos para se fazer a projeção de vendas. Para escolher qual o melhor método a se usar, deve-se analisar as particularidades da sua empresa.

  1. Projeção de vendas com análise de resultados

Esse tipo de projeção é considerado o mais simples, porém é preciso que a empresa já tenha um tempo de atuação e um histórico.

Nesse método, será observado as receitas e a quantidade de vendas feitas em um período anterior e criar uma projeção em cima dos valores que se manterem fiéis.

Em datas como o Natal e Dia das Crianças, por exemplo, é possível fazer projeções de vendas observando anos anteriores e prevendo a estimativa para o próximo ano.

 

  1. Projeção de vendas com base em ações

O segundo método é a projeção baseada em ações futuras.

Por exemplo, a criação de uma ação de marketing com objetivo de aumentar em 10% o faturamento da empresa.

Com esse método é importante embasar as projeções e apontar dados reais e relevantes. Pode-se dizer que com um orçamento menor, houve aumento de 5% na receita. Logo, com o dobro do orçamento, pode se esperar o dobro do resultado.

 

  1. Projeção de vendas com base no mercado

Esse método é indicado para empresas novas e que ainda não possuem um histórico.

Nele será avaliado o mercado econômico, a demanda, o potencial aquisitivo dos consumidores e os concorrentes.

A projeção com foco no mercado é bem interessante pois é possível avaliar como está o mercado e se realmente vale a pena um investimento no setor.

Há duas formas de se fazer esse tipo de projeção. A primeira é analisando um negócio similar ao seu, conseguindo estimativas diárias de vendas. A segunda é analisando dados e estimativas fornecidas pelo mercado.

 

  1. Projeção pelo ponto de equilíbrio

Esse método é feito quando não há nenhum dado sobre o mercado. Assim, você deverá olhar internamente e listar seus custos, faturamento, lucratividade, tributos etc.

Feito isso, é preciso estabelecer uma meta e, então, verificar quantos produtos precisam ser vendidos para que a meta se concretize. Ao longo do tempo, essa projeção pode ser alterada para o mais realista possível.

Para que sua projeção de vendas seja precisa, recomenda-se o uso de um software de gestão inteligente. O UniPlus é um sistema integrado de gestão empresarial versátil, desenvolvido para se adequar a diversos segmentos. Ele oferece funções objetivas, organizando a estrutura do seu negócio de forma eficiente, e ao mesmo tempo, simplificada.

 

Com uma estratégia inteligente de projeção de vendas, você vai estar pronto para o futuro.

 

Até a próxima dica!

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