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Custo de aquisição de clientes, ou CAC: aprenda a diminuir seu valor

Custo de aquisição de clientes, ou CAC: aprenda a diminuir seu valor

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Quem trabalha com vendas sabe como pode ser difícil conseguir um bom número de clientes sem desequilibrar as contas. Um dos motivos para isso é o alto custo de aquisição de clientes em várias empresas. O problema é que alguns profissionais não sabem como diminuir esse valor.

Caso você ainda não conheça o termo, o CAC é o valor que sua empresa investe para cada cliente que fecha negócio. O cálculo, em si, é bem simples:

(Custos de venda + Custos de marketing)/Total de clientes adquiridos)

Um CAC menor significa que você consegue atrair mais clientes sem aumentar as despesas da empresa, otimizando seus investimentos. Se você quer aprender como diminuir seu custo de aquisição de clientes, aqui estão 4 dicas que podem ajudar.

Foque em fidelização

A ideia de priorizar seus clientes mais fiéis não é nova, mas é cada vez mais enfatizada no mundo das vendas. Ao manter um cliente fidelizado por mais tempo, você aumenta o retorno financeiro em relação ao seu custo de aquisição.

Tecnicamente, não é uma redução do CAC, mas sim um aumento no resultado positivo que esse investimento produz. Mas ainda é uma forma simples e eficaz de garantir maior rentabilidade no médio e longo prazo para sua empresa.

Invista em automação de marketing

Uma boa parte das despesas envolvidas no custo de aquisição de clientes vem do orçamento de marketing utilizado. Esse investimento é necessário para alcançar uma grande audiência e assegurar sua rentabilidade, mas ainda é importante otimizar esses custos.

Uma possível solução, aqui, é buscar ferramentas de automação de marketing, como e-mails automáticos e rastreamento de leads. Com a ajuda de alguns dados coletados pela empresa ao longo do tempo, essas ferramentas poderão atrair mais leads para sua empresa sem gerar grandes custos adicionais.

Tenha metas e planos de aquisição de clientes

Responda a uma pergunta simples: de quantos clientes você precisa para cobrir todas as despesas da empresa? Se você não consegue responder a essa questão, então você também não deve ter noção das metas de aquisição de clientes para seu negócio.

Mesmo que saiba, ainda há outra questão: como você pretende alcançar essa meta? Ter um plano com objetivos bem definidos é o primeiro passo para otimizar seu custo de aquisição de clientes, tornando-o mais previsível e fácil de administrar.

Faça marketing de conteúdo

Há várias técnicas de marketing que podem ser aplicadas em uma empresa para captar mais clientes, porém há algumas que contribuem mais para a otimização do seu CAC. O marketing de conteúdo é um bom exemplo disso.

Conteúdo é uma forma bem simples de manter o engajamento do público sem aumentar seus custos de produção. O resultado é um crescimento considerável na sua rentabilidade e no tempo de vida dos seus clientes.

Esses são apenas alguns exemplos de como diminuir o CAC em sua empresa. Se você continuar procurando, certamente vai achar outras opções ou mesmo criar as próprias soluções. Basta entender como o cálculo funciona.

Com essas dicas, você já deve conseguir diminuir o custo de aquisição de clientes dentro da sua empresa. Se você quer mais informações para otimizar seu relacionamento com o público, veja, também, nosso artigo sobre o impacto da gestão de atendimento no sucesso do negócio.

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