fbpx

Blog

Controle de fluxo de caixa: entenda o que é e qual a importância

Controle de fluxo de caixa: entenda o que é e qual a importância

Compartilhe:

Você sabe como fazer o controle de fluxo de caixa do seu negócio? Administrar as entradas e saídas da sua empresa é fundamental para garantir a saúde financeira da companhia.

Mas para realizar essa gestão de forma efetiva, é necessário compreender o conceito de fluxo de caixa, as melhores práticas para o controle e quais ferramentas podem auxiliar você nessa tarefa. E é isso que vamos abordar neste post! Ficou interessado? Então continue lendo!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa corresponde às entradas e saídas de dinheiro da empresa. Isso contempla todas as despesas e créditos que a companhia tem — incluindo contas, dívidas, empréstimos, receita, entre outras movimentações de caixa.

Qual a importância do controle de fluxo de caixa?

Realizar o controle de fluxo de caixa da empresa é fundamental para identificar problemas e elaborar estratégias eficientes para solucionar essas questões.

Essa gestão permite que o empresário tenha uma visão holística das movimentações de dinheiro do seu negócio. Assim, ele pode elaborar um plano para reduzir custos com algumas medidas efetivas, tais como:

  • organizar os prazos de vencimento de contas e dívidas;
  • antecipar prestações de dívidas, de modo a reduzir a incidência de juros;
  • controlar as cobranças pendentes de clientes.

A gestão financeira pode, inclusive, permitir que a empresa feche os meses seguintes com um aumento no faturamento líquido, sem que seja necessário captar novos recursos.

Como fazer o controle de fluxo de caixa?

Para um controle de fluxo de caixa eficaz, basta implementar alguns processos simples dentro da empresa. Confira!

Registre e categorize todas as movimentações

O primeiro passo para um controle preciso das movimentações financeiras é registrar e categorizar todas as entradas e saídas. Assim, é possível identificar quais setores da empresa podem ser otimizados e quais são os produtos e serviços mais rentáveis para a companhia.

Dessa forma, é possível realizar um plano de ação para otimizar o orçamento da empresa e obter mais lucro.

Verifique o fluxo de caixa regularmente

O fluxo de caixa deve ser consultado e atualizado periodicamente. Assim, é possível analisar quais entradas e saídas são recorrentes e quais são esporádicas. Dessa forma, fica mais fácil realizar a média de faturamento mensal e estruturar um plano de ação sólido para a sua empresa.

Utilize um software de gestão financeira

Investir em um software de gestão financeira — ERP — é uma iniciativa muito interessante quando o intuito é realizar uma gestão efetiva das movimentações da empresa. Isso porque, além de automatizar uma série de tarefas, o sistema também é capaz de gerar relatórios personalizados. Assim, é possível consultar de forma mais rápida e precisa uma série de informações significativas, tais como:

  • saída de produtos;
  • controle de perdas;
  • média de faturamento.

O sistema de gestão é uma importante ferramenta de negócios. Por isso, deve ser considerado uma prioridade na rodada de investimentos da empresa!

Planeje e gerencie o estoque

A gestão do estoque é outro processo importante para um controle preciso. O sistema de gestão pode ser uma excelente ferramenta para essa tarefa, já que ele notifica quais são as datas de reposição e quais produtos têm alta e baixa saída.

Desse modo, é possível efetuar o pedido aos fornecedores com antecedência e, provavelmente, garantir preços mais atrativos. Além disso, esse controle também permite identificar quais são as preferências do consumidor, o que pode ser excelente para alinhas as estratégias de negócios.

Faça uma projeção de curto e médio prazo

Fazer uma projeção de curto e médio prazo do fluxo de caixa é uma importante medida para organizar as finanças da empresa. Essa iniciativa permite prever quais são os investimentos necessários e quais são viáveis para os meses seguintes. Além disso, também ajuda a apontar quais custos podem ser reduzidos, o que auxilia na otimização do orçamento.

Avalie o preço dos seus produtos ou serviços

Fazer uma avaliação do preço dos produtos ou serviços oferecidos é outra estratégia fundamental para garantir a saúde financeira da empresa. Isso exige muito mais do que apenas analisar se o valor da mercadoria ou do serviço é compatível com o dos concorrentes. É preciso, também, levantar todos os custos da operação e definir uma margem de lucro realista.

Busque melhores alternativas de crédito

Muitas empresas dependem da contratação de crédito para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Procurar alternativas de crédito com taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento flexíveis é uma medida que pode auxiliar no controle de fluxo de caixa.

Disponibilize diferentes formas de pagamento

Oferecer diferentes formas de pagamento, como o boleto bancário e o cartão de crédito, é uma excelente forma de evitar a inadimplência e de organizar o fluxo de caixa. Assim, é possível realizar projeções mais precisas e elaborar estratégias de acordo com a realidade financeira da empresa.

Garanta o pagamento do cliente com antecedência

Garantir o recebimento pelos seus produtos ou serviços com antecedência é outra forma de realizar o controle de fluxo de caixa e evitar prejuízos. Assim, caso ocorra qualquer imprevisto que impeça o cliente de realizar o pagamento, a empresa evita ter que arcar com mais despesas.

Elabore uma estratégia para aumentar as vendas

Desenvolver uma estratégia para aumentar as vendas é uma forma interessante não só de melhorar o controle de fluxo de caixa, mas também de acelerar o desenvolvimento da empresa. Elaborar um plano de ação para melhorar os resultados da companhia é uma atividade essencial para garantir o crescimento do negócio.

A estratégia pode contemplar diversas ações de marketing e vendas, tais como: investimento de mídias sociais, contratação de novos representantes, lançamento de uma loja online, inauguração de um novo ponto de venda, revenda por comissão, entre outras.

Realizar o controle de fluxo de caixa da empresa é uma medida essencial para garantir uma gestão financeira eficiente e o crescimento do negócio. Com uma boa administração, é possível otimizar o orçamento da companhia e reinvestir em recursos que podem agregar ainda mais valor ao empreendimento!

E aí, gostou do nosso artigo? Então não deixe de ler nosso post sobre sistemas de gestão empresarial!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!