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Como motivar sua equipe de vendas

Como motivar sua equipe de vendas

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Você pode passar meses definindo suas metas e elaborando o planejamento estratégico do seu departamento. No entanto, sem motivar sua equipe de vendas para alcançar os objetivos propostos, todo o trabalho terá sido em vão.

Comprometimento individual a um esforço de grupo – isso é o que é o trabalho de equipe, o trabalho de uma empresa, de uma sociedade, de uma civilização, de acordo com o lendário treinador Vince Lombardi.

Uma equipe motivada é mais dedicada e pode aumentar bastante o volume de vendas da organização, ampliando a produtividade e a lucratividade do negócio.

Para facilitar, elaboramos uma série de dicas com o que é preciso para motivar a equipe e melhorar o seu desempenho.

1. Conheça a equipe de vendas

Antes de qualquer coisa, você precisa conquistar o respeito e admiração dos seus funcionários. Uma das melhores maneiras para isso é tratando-os de acordo com as suas características individuais, e não com frieza e superficialidade.

2. Crie um ambiente propicio ao desenvolvimento pessoal e profissional

equipe de vendas

Para que a equipe consiga evoluir e atingir objetivos ainda maiores do que os propostos no planejamento, é preciso que você propicie espaço e meios para tal.

Para isso, invista em programas de treinamento técnicos, propiciando um desenvolvimento profissional e geral, através de assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento do tempo, gerenciamento do stress, relacionamento familiar, qualidade de vida, etc. Com isso, você irá gerar satisfação e retenção de talentos no quadro de funcionários.

3. Seja humanista

Sim, você deve possuir um quadro de muitos funcionários, mas isso não é desculpa para não enxerga-los individualmente. Ao considerar as suas características individuais, o vendedor perceberá que existe uma relação de interesse pessoal e não mais aquela relação fria e superficial, que acontece de acordo com a escala hierárquica da empresa.

Como consequência, essa relação, que obviamente deve ser sincera, irá gerar motivação.

4. Dê aos vendedores o que eles precisam

Como é possível realizar as melhores vendas sem possuir as melhores ferramentas? Com os melhores e mais modernos recursos em suas mãos, para auxiliar nas vendas, o vendedor será ficará muito mais motivado.

Um bom computador, um smartphone de última geração e um software moderno certamente deixarão a equipe mais motivada.

5. Proponha metas reais

De acordo com o seu planejamento, trace metas reais para serem atingidas pelos vendedores e que incentivem o crescimento de cada um. E quando essas metas forem alcançadas, pague gratificações, vibre com o vendedor, faça parte dessa conquista. Assim, os seus resultados serão tão extraordinários quanto o possível.

6. De assistência frequente

De nada adianta criar metas tangíveis e deixar os vendedores ao léu para alcançá-las. Somente no dia a dia do vendedor você perceberá o porque ele está vendendo tão bem ou porque não está acontecendo nada ainda no setor de vendas.

Com essas informações ricas e atualizadas é possível desenvolver encontros, diários, semanais ou mensais, com o objetivo de capacitar e compartilhar experiência para o crescimento de toda equipe.

7. Seja flexível

Cada vendedor possui o seu ritmo de aprendizado e de vendas, por este motivo, é preciso ser flexível para motivá-los. Cada ser humano é único, com suas características e individualidades e a flexibilidade te ajudará a entender o que motiva, individualmente, cada vendedor, fundamental para se conseguir resultados extraordinários no coletivo.

8. Deixe que cada vendedor trabalhe sua rotina

Com a flexibilidade da dica anterior você poderá trabalhar esta dica. Sim, o vendedor precisa chegar, participar da preleção de vendas, estar alinhado com o líder de vendas e depois partir para a sua rotina pré-estabelecida, ligando, mandando e-mails, ligando de novo e fazendo visitas.

Mas isto não precisa ser feito sempre da mesma maneira, por todas as pessoas, sabia? Se ele prefere fazer ligações de acompanhamento, de pós-venda ou de prospecção pela manhã, deixe que ele decida. Se ao invés de fazer 20 ligações frias, ele prefere contatar os potenciais clientes de outra maneira, deixe que ele faça isso da melhor maneira.

Deixe que cada vendedor trabalhe com a sua ordem no processo, desde que o resultado seja atingido. Se isso não acontecer, é hora de rever o processo e indicar algumas alterações para que o desempenho seja o esperado pelo gestor comercial.

9. Reconheça o trabalho de todos

Saber reconhecer e orientar são características de um bom líder e de uma boa empresa. Reconheça as vitórias, vibre com as conquistas, participe das realizações.

10. Dê feedbacks positivos

É preciso reconhecer mais os acertos do que os erros. O objetivo do feedback é ser construtivo. Portanto, evite as críticas que não são proveitosas e simplesmente dê opiniões sinceras que farão o vendedor crescer.

Seguindo todos esses passos, é bem provável que você consiga alcançar a dica final, que é o resultado da realização de todas as etapas citadas acima.

11. Conquiste a confiança da equipe

Gerar confiança significa gerar comprometimento. E esse comprometimento traz resultados importantíssimos, que podem fazer toda a diferença para a empresa. Se está em dúvidas de como fazer isso, comece cumprindo realmente tudo o que prometeu.

Para isso, mantenha-se próximo da sua equipe, mostre transparência nas suas ações, abra espaço para que as pessoas tirem dúvidas, apresentem sugestões quando for o caso, saiba ouvir e preste atenção ao que cada um dos vendedores fala.

Seguindo essas considerações, você certamente conseguirá motivar sua equipe de vendas, tornando o local de trabalho um ambiente propicio à realização de sonhos. Como consequência, sua empresa venderá ainda mais.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira deixar uma sugestão, deixe o seu comentário.

Até a próxima!

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