fbpx

Blog

Conheça 4 vantagens de investir no mercado de software

Conheça 4 vantagens de investir no mercado de software

Compartilhe:

Com o vertiginoso avanço da tecnologia nos últimos anos, nada se tornou mais importante que o papel da TI. Responsável por criar um novo cenário no mercado de software, essa área ajuda a empresa a se manter em vantagem competitiva, provocando também uma revolução na gestão dos processos.

Neste texto, vamos apresentar a você os maiores benefícios e motivos para investir no mercado de software. Mas, antes disso, vamos aos números!

Cenário do mercado de software

O Brasil já tinha destaque no mercado de softwares desde 2015 (ficou em 7º lugar no ranking mundial), quando apresentou dados excelentes ao mercado de TI.

Por meio de uma pesquisa realizada pela ABES (Associação Brasileira de Softwares), em conjunto com a IDC (International Data Corporation), foram obtidos os seguintes dados:

  • mais da metade das empresas do setor de tecnologia no país investem na criação de novos programas (93%) ou na prestação de serviços, todas essas ações são dedicadas às micro ou pequenas empresas;
  • no âmbito mundial, o Brasil tinha uma representação de 3% do mercado, atrás de Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Alemanha e França;
  • na América Latina, o Brasil representa 46% de todo o mercado de softwares;
  • no Brasil, o mercado se concentra na região Sudeste, com cerca de 60%, seguido pelos estados do Sul (14,53%), Centro-Oeste (10,92%), Nordeste (10,11%) e Norte (3,77%).

Como esses dados continuaram crescendo durante os anos, em 2017, nosso país ganhou uma pesquisa exclusiva do Gartner (grande consultoria americana especializada em pesquisas e de grande influência), denominada “Market Guide for Core Financial Management Applications in Brazil”.

Nessa pesquisa, foram considerados os maiores players do mercado nacional, deixando de fora as gigantes como Microsoft, Oracle, SAP e até mesmo a brasileira Totvs — embora tenham sido contempladas as empresas partners desses players.

Pequenas empresas parceiras também são destaques

Existem também muitas empresas parceiras que estão consolidadas e atuam no mercado de software há muitos anos, mas, por estarem pulverizadas ou serem específicas para determinados segmentos, não foram detalhadas na pesquisa do Gartner.

Esse estudo não capturou avaliações precisas do produto e, portanto, serve para vislumbrar o cenário do mercado de software, sem uma classificação de top players. Entretanto, as empresas focadas em micro e pequenos empresários também estão em pleno crescimento.

Porém, uma coisa é certa! Qualquer empresa — seja qual for o seu porte — está indo rumo à jornada de novos modelos de negócios digitais. O cliente está cada vez mais exigente e conectado e busca essa excelência de seus fornecedores. O momento de melhorar essa experiência com o cliente, aumentar as vendas, promover o crescimento da sua empresa ou investir no mercado de software é agora!

Benefícios do mercado de software

Com as novas capacidades de processamento e armazenamento de dados, o mercado está em plena expansão, criando plataformas, aplicativos e ideias para atender às necessidades dos clientes e das empresas. Vamos listar os principais benefícios que podem ser atingidos ao investir no mercado de software.

1. Acesso à tecnologia

Atualmente ninguém vive sem tecnologia. E nas organizações, o papel da TI, nos dias atuais, é fundamental para o agendamento de clientes, controle de estoque, controle financeiro, venda e prospecção de clientes, gestão de logística, entre outros.

E isso basta para afirmar que você conseguirá alcançar a estabilidade em sua empresa, já que é possível firmar contratos duradouros com seus clientes, realizar melhores margens nas negociações dos softwares e obter uma receita recorrente.

2. Conectividade

Os smartphones e notebooks estão cada vez mais acessíveis e já dominam o mercado brasileiro. Esse fato facilita o desenvolvimento de novos sistemas e faz com que novas plataformas sejam lançadas, adequando-se à era digital.

Os consumidores estão conectados às redes sociais e já é possível engajá-los, prospectar novos clientes, fidelizá-los e até fechar bons negócios por meio das mídias sociais.

3. Mercado aquecido

Com toda essa tecnologia acontecendo, o mercado está preocupado e todos estão buscando novas maneiras de se atualizar e de continuar na vanguarda. Muitas empresas estão se reinventando, mesmo no Brasil.

Essa agitação torna o mercado cada vez mais aquecido, englobando software, hardware, dispositivos, soluções, aplicativos e plataformas.

4. Avanço da tecnologia

Com o crescimento das capacidades computacionais, surgiram novas soluções ou antigas ideias puderam sair do mundo acadêmico e já estão sendo desenvolvidas, como:

  • Big Data: capacidade de capturar, processar e extrair grandes bancos de dados, de todos os formatos, em uma grande velocidade;
  • Cloud Computing: computação na nuvem. Os dados e softwares podem ficar armazenados em grandes data centers espalhados pelo mundo, com total segurança;
  • Machine Learning: aprendizado de máquina. É a inteligência artificial sendo utilizada para promover soluções inteligentes. Com a ajuda do Big Data, auxilia a diretoria e os gestores na tomada de decisão e busca diversas formas de encontrar os clientes ideais para determinados produtos;
  • IoT (Internet das Coisas): busca a conectividade utilizando dispositivos móveis adaptados. Atua na área de logística, de telecomunicações, de vendas ou por meio de vestíveis, como óculos e roupas.

Necessidade de crescimento do país em relação à tecnologia

Estamos em pleno crescimento, esse ano, segundo a Gartner, existe uma expectativa de aumento global nos segmentos das TIC — TI e Telecom — superior a 4%. Entretanto, é crucial que o país esteja preparado e que toda empresa interessada esteja disposta a acompanhar essa tendência mundial se quiser continuar em boa posição.

O Brasil está em verdadeira campanha para que os jovens estudem e se profissionalizem em tecnologia. Nunca houve tanto destaque para a área, ocasionando inclusive a necessidade da abertura de novos cursos e novas profissões, a fim de atender à demanda das tecnologias emergentes.

Com os cenários e benefícios apresentados, fica claro que atuar no mercado, por meio de empresas de confiança e softwares seguros, trará um rápido retorno sobre o investimento e uma probabilidade maior de clientes fidelizados.

E aí? Gostou das possibilidades apresentadas? Não espere mais, participe deste momento de inovação! Se você já investe no mercado de software ou precisa de novas soluções, saiba que é muito importante que a sua empresa parceira seja especializada e tenha toda a infraestrutura para o seu atendimento. Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!