fbpx

Blog

Como aplicar o growth hacker marketing na sua empresa?

Como aplicar o growth hacker marketing na sua empresa?

Compartilhe:

Você conhece o growth hacker marketing? Ele é muito mais que uma metodologia, é um sistema de trabalho em marketing que objetiva maximizar os resultados da marca. Ele se baseia em pesquisa, experimentos, indicadores e processos analíticos. O growth hacker contribui para melhorar as operações na empresa, gerando mais agilidade e precisão para as ações de publicidade.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre o growth hacker marketing. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto!

O que é o growth hacker marketing?

Growth hacker marketing é uma estratégia que atua junto a outras metodologias de marketing digital, criando alternativas para aumentar o número de usuários de um produto ou serviço. Ele envolve uma série de testes e propostas para otimizar e melhorar a funcionalidade do marketing de uma determinada marca. Isso significa que o growth hacker utiliza recursos testáveis e escaláveis para alavancar as conversões de usuários potenciais em clientes.

Nesse caso, a palavra hacker não se refere à pessoa que utiliza conhecimentos em informática para invadir sistemas em benefício próprio. É uma referência para as habilidades técnicas exigidas do growth hacker, como perfil analítico, habilidade com métricas e criatividade.

Quais são as principais ferramentas do growth hacker marketing?

O growth hacker marketing conta com várias ferramentas para que o trabalho tenha mais agilidade e precisão. Veja quais são elas a seguir!

Analytics

Essas ferramentas são usadas para fazer a mensuração das variáveis na realização de experimentos. Um exemplo é o Google Analytics.

Pop-ups

O pop-up é uma ferramenta em que uma janela se abre automaticamente quando você visita uma página na internet ou algum link de redirecionamento. Essa janela pode conter informações destacadas no site ou publicidade. É importante utilizar a ferramenta com cuidado. Com planejamento estratégico, o pop-up pode trazer bons resultados para a empresa.

Recursos de gravação da movimentação do visitante

Essas ferramentas fornecem dados estratégicos sobre o manejo que o usuário faz de páginas, como o site da empresa. Com isso, é possível observar onde ele gasta mais tempo, se a plataforma está estruturada de forma a favorecer a compra. Assim, você monta o site de forma mais propícia para otimizar a conversão de um visitante em cliente.

Testes A/B

Os testes A/B são realizados a partir de uma hipótese. Você define uma variável de controle, que permanece inalterada, e uma variável em que é inserida uma modificação. Ambas são submetidas aos mesmos processos e, no final, você observa o resultado e verifica se a hipótese foi confirmada ou não.

Como implementar o growth hacker marketing na empresa?

Veja quais são os principais passos para a implementação do growth hacker marketing no empreendimento!

Defina o problema a ser trabalhado

É preciso selecionar um problema associado ao marketing que você queira solucionar para começar a realizar o trabalho. Para saber quais são suas prioridades, avalie o seu funil de vendas. Verifique a taxa de conversão de potenciais interessados no produto ou serviço em clientes e selecione pontos em que podem ser geradas melhorias.

Decida quais ferramentas vão ser utilizadas

As ferramentas escolhidas dependem de qual será o processo realizado. Você pode integrar recursos, como os de filmagem da jornada de usuários no site e o Google Analytics.

Estabeleça processos simples

Crie um processo de trabalho direcionado para a sua empresa. Isto é, que seja completamente personalizado e adaptado ao seu negócio. Esquematize esse fluxo de trabalho e divida as tarefas entre a equipe.

Realize os experimentos

Todo experimento deve ser realizado em escala micro. Em seguida você analisa, identifica erros, colhe aprendizado e, a partir disso, aplica a ação em escala macro.

O growth hacker marketing contribui para uma série de melhorias no negócio, gerando mais eficácia para as ações de publicidade. Estruturá-lo na corporação envolve alguns desafios. Mas seguindo as dicas deste post, você pode ter muito sucesso nessa tarefa! Aproveite para começar a planejar o processo de implementação e reunir a equipe para discutir essa proposta.

E então? Gostou de aprender sobre o growth hacker marketing? Confira também o nosso conteúdo especial com informações para você entender o departamento de marketing na empresa!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!