fbpx

Blog

A importância da responsabilidade social nas empresas

A importância da responsabilidade social nas empresas

Compartilhe:

A preocupação com o bem estar social deve ser um dos focos principais de empresas hoje em dia. É muito importante que os negócios passem uma clara mensagem tanto para o público, tanto para a mídia, transparecendo um posicionamento de responsabilidade social. Mas por que é importante ser responsável socialmente? Alguns itens andam lado a lado com essa ideia e trazem muitos benefícios ao negócio.

 

Inovação

A inovação está presente na mente de todos os empresários, pois somente assim empresas conseguem sobreviver em ambientes cada vez mais competitivos.

A consciência social pode beneficiar muito empresas que a utilizam, a partir do momento em que seu produto ou serviço precisa de renovações constantes.

Por exemplo, sua empresa pode buscar novas formas de produção utilizando uma menor quantidade de água ou desmatando menos. Ao fazer isso de forma efetiva e comunicar isso ao público e mídia, sua empresa ganhará pontos importantes.

 

Melhora da imagem pública

Empresas que demonstram compromisso com várias causas são percebidas como mais filantrópicas do que as empresas com responsabilidade social inexistente. Além disso, clientes se sentem melhor ao consumir produtos ou serviços de empresas que fazem bem para a sociedade como um todo.

 

Diferenciação

Uma grande empresa deve procurar se diferenciar das demais e a responsabilidade social pode ajudar. Uma maneira de fazer isso é incorporar o conceito e associá-lo a sua marca de maneira pertinente e sincera.

Corte de custos

Quem não quer cortar custo em seu negócio? Seja reduzindo os gastos com energia, gastando menos água ou usando menos embalagens para embalar os produtos, ser responsável social é cortar custos desnecessários e que trarão benefícios futuros.

 

Mente no futuro

O futuro é sustentável e, desde já, deve-se preocupar com a imagem da empresa perante a um assunto tão significativo.

 

Atração de investidores

Investidores ou futuros investidores que estão colocando dinheiro em empresas querem saber se ele está sendo usado de forma inteligente.

Isso significa que as corporações devem ter planos de negócios sólidos, mas também que eles devem ter um forte senso de responsabilidade social corporativa.

 

Funcionários engajados

A responsabilidade social motiva os funcionários a se envolverem mais com a empresa e terem orgulho de fazer parte dela. Além disso, gostam de trabalhar em um local cuja imagem na mídia é positiva e inspiradora.

Mais de 60% dos funcionários que se orgulham de trabalharem em empresas sustentáveis são engajados com o trabalho.

Quando a importância da responsabilidade social é reconhecida como parte de uma empresa, isso tem consequências que mudam a vida e, ainda, promovem um sentimento de orgulho em todas as pessoas envolvidas. É claro que a empresa pode crescer com ou sem responsabilidade social, mas fazer o bem aos outros traz recompensas incríveis.

 

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!