fbpx

Blog

Como fazer o fechamento de caixa?

Como fazer o fechamento de caixa?

Compartilhe:

O fechamento do caixa é uma das atividades de rotina mais importantes dentro de uma empresa e deve ser feita com muita disciplina. Por mais simples que possa parecer, um simples erro pode comprometer o desempenho da empresa.

O fechamento do caixa consiste em conferir o valor existente no caixa no momento em que o expediente é encerrado. Essa quantia deve coincidir com todas as movimentações financeiras realizadas durante o dia.

O operador de caixa deve estar atento a todas as transações que ocorrem ao longo de um dia e ser capaz de fazer o fechamento do caixa com atenção redobrada para que não haja nenhum erro que possa prejudicar futuramente a empresa.

No artigo de hoje, vamos mostrar como fazer essa tarefa para que sua empresa consiga desempenhá-la da melhor maneira possível. Confira abaixo.

Contrate um profissional competente

É de extrema importância que o profissional responsável pelo fechamento do caixa seja de extrema confiança, organizado, capacitado e metódico. É uma função que exige muita responsabilidade e deve ser atribuída a uma pessoa qualificada.

Faça a abertura do caixa

A abertura do caixa consiste no depósito de um valor inicial, também chamado de fundo de troco, que fica disponível ao operador para que seja utilizado como troco ou para pequenas despesas que possam surgir ao longo do expediente.

Registre todas as transações

Esse passo requer atenção extra e é um método eficiente para que todas as movimentações financeiras sejam registradas corretamente. Seja ela manual ou utilizando um software de gestão, o profissional responsável deverá ser capaz de anotar cada uma das transações e analisá-las no fim do expediente.

Quando for necessário fazer um reforço de caixa, ou seja, quando o troco acabar, também faça um registro minucioso.

Faça a conferência dos valores

Ao registrar os valores, recomenda-se que separe cada tipo de moeda. Ou seja, tenha um método para classificar separadamente dinheiro, cheque, cartão de crédito e débito, ticket, vale para funcionários, ou qualquer outro tipo de pagamento que a empresa aceitar.

Para evitar qualquer tipo de erro na conferência desses valores, é de suma importância que o fechamento ocorra em todo final de expediente ou quando houver a troca do operador.

Faça o fechamento do caixa

O fechamento do caixa é a soma de todas as entradas de receita menos todas as despesas ocorridas no dia. Lembre-se de acrescentar o valor utilizado na abertura do caixa.

Uma excelente maneira de agilizar e obter mais segurança no fechamento do caixa da sua empresa e, ainda, evitar qualquer tipo de erro, é utilizando um sistema de gestão que ofereça suporte para esse tipo de tarefa.

O UniPlus, além de um sistema integrado de gestão empresarial super versátil, conta também com o recurso de controle financeiro, no qual é possível gerenciar o caixa e contas a pagar e contas a receber. Ele disponibiliza, ainda, relatórios de fluxo de caixa, previsões de pagamentos e recebimentos, resultado operacional e balancete gerencial. Ou seja, perfeito para que sua empresa nunca tenha problemas com o fechamento do caixa.

Gostou da dica? Fique ligado no blog e até a próxima dica!

 

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!