9 maneiras de aumentar a produtividade no trabalho

Produtividade é essencial para se ter sucesso no trabalho ou em qualquer tarefa. A junção de bom planejamento com esforços direcionados podem gerar grandes resultados, seja você um empreendedor ou um funcionário. A procrastinação excessiva ou a falta de foco em tarefas que precisam de mais atenção acabam prejudicando o alcance de objetivos. Confira 9 maneiras de aumentar a produtividade no trabalho.

 

Planeje o próximo dia antes de sair do trabalho

Comece a planejar o dia seguinte e as tarefas que precisam ser realizadas no final do expediente. Faça uma lista do que deverá ser feito e quando chegar no dia seguinte mantenha a atenção focada para conseguir ir riscando os itens da lista.

 

Desative as notificações do celular

Olhar o celular a todo momento definitivamente não vai ajudar a aumentar a produtividade. Uma das formas de evitar o mau hábito é desativando as notificações do seu smartphone. O desvio de atenção para responder uma mensagem diminui a produtividade significativamente.

 

Tenha um horário específico para olhar e-mails

Defina uma hora do dia para checar todos os e-mails. E, como já dito na dica anterior, recomenda-se desativar as notificações para evitar distrações.

 

Faça uma coisa de cada vez

A realização de diversas tarefas ao mesmo tempo não é recomendada para obter maior eficiência no trabalho. Segundo especialistas, tentar exercer mais de uma atividade pode ser prejudicial e ir na contra-mão do objetivo inicial. O multi-tasking pode aumentar as distrações e reduzir a qualidade do trabalho.

 

Faça pausas

Faça pausas de cinco a dez minutos quando se sentir muito esgotado ou a cada 90 minutos de trabalho. Beba água ou faça uma pequena caminhada até cozinha. Movimentar-se é muito importante para recuperar o vigor e, consequentemente, a eficácia no trabalho.

 

Utilize as redes sociais

Um estudo da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, mostrou que usar as redes sociais moderadamente no trabalho, entre uma pausa ou outra, pode aumentar a energia ao voltar a exercer as tarefas. Recomenda-se uma pausa de, no máximo, 20 minutos.

 

Estabeleça prazos

Defina prazos para o término de tarefas específicas e notará uma melhora na motivação para realizá-las.

 

Estabeleça uma rotina

Acordar e ter tarefas definidas ajuda muito no aumento da produtividade. Pela manhã, estabeleça uma rotina com atividades que lhe dão prazer, como meditação, uma atividade física ou a leitura de um livro para estimular o cérebro.

 

Ouça suas músicas preferidas

Caso seu trabalho permita ouvir musica, escolha as que mais lhe dão prazer, pois de acordo com um estudo de Teresa Lesiuk, uma professora de terapia musical da Universidade de Miami, as pessoas trabalham melhor ao ouvirem suas músicas preferidas.

 

Manter-se produtivo no trabalho ou em casa pode ser um desafio e ainda corre-se o risco de chegar ao final do dia descontente com o que (não) foi realizado. Siga nossas dicas e aumente a produtividade no seu trabalho e também no dia a dia. Até o próximo post!

Cadastre seu e-mail
Coloque o seu e-mail ao lado para receber as atualizações do blog!
Fique tranquilo, pois nós também odiamos spam. Seu endereço de e-mail não será vendido ou compartilhado.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e lançamentos.

Revendas