fbpx

Blog

Descubra 4 vantagens de vender sistemas de pagamento recorrente

Descubra 4 vantagens de vender sistemas de pagamento recorrente

Compartilhe:

Você já pensou em aderir a um sistema de pagamento recorrente para sua empresa? Antes limitada às empresas prestadoras de serviços, hoje essa prática é, também, utilizada por quem vende produtos. Tudo graças às novas tecnologias digitais, capazes de conectar ainda melhor as empresas com os seus consumidores.

Neste artigo, vamos explicar o que é o pagamento recorrente, quais são suas vantagens e como você pode se beneficiar com esse sistema. Ficou interessado? Então continue a leitura!

O que é o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é semelhante ao sistema de mensalidades: todos os meses, o cliente paga um valor à empresa para ter acesso a determinado serviço.

É o mesmo mecanismo utilizado, por exemplo, por academias, planos de saúde, serviços de entretenimento, entre outros. O cliente assina um contrato que determina o início e fim daquele ciclo, que geralmente varia entre três, seis e doze meses.

Ao implementar esse sistema, a empresa garante uma recorrência mensal. Em caso de rescisão, o consumidor deve pagar uma multa referente ao término antecipado do contrato, o que evita que a empresa sofra com prejuízos inesperados.

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

Esse sistema oferece uma série de vantagens para a empresa. Confira algumas delas!

1. Maior segurança financeira

O principal benefício que o sistema de pagamento recorrente oferece é a segurança financeira: como o consumidor assina um contrato em que se compromete com o pagamento mensal em troca daquele produto ou serviço, a empresa tem mais previsibilidade das suas entradas. Isso permite, inclusive, que se façam projeções mais realistas e se planejem melhor os próximos meses.

2. Redução de burocracia

Outra vantagem é a redução de burocracia. Um simples sistema online, como uma página na internet, já permite que o consumidor realize um cadastro com seus dados pessoais e sinalize qual a forma de pagamento optará mensalmente — cartão de crédito, boleto bancário ou, em alguns casos, transferência bancária — para que a cobrança seja feita automaticamente todos os meses.

3. Economia de tempo

Como a cobrança é automática, a empresa economiza tempo com o faturamento mensal. Afinal de contas, todos os procedimentos burocráticos já foram realizados no momento da assinatura! Portanto, não há necessidade de os repetir a cada 30 dias.

4. Transparência com o consumidor

A transparência com o cliente é outro benefício do sistema de pagamento recorrente. Isso porque, além de ter conhecimento de todos os seus direitos e compromissos no momento da assinatura, ele também poderá consultar seus extratos no sistema e verificar se há ou não pagamentos pendentes.

Como você pode se beneficiar do pagamento recorrente?

Muitas empresas estão adotando o sistema de pagamento recorrente. Quem trabalha com softwares, por exemplo, pode vender assinaturas mensais para o acesso premium a uma ferramenta ou, ainda, vender uma licença anual, que pode ser parcelada no cartão de crédito.

O pagamento recorrente é uma solução que beneficia tanto a empresa quanto o consumidor. A economia de tempo e a facilidade de contratação da assinatura são dois aspectos que tornam o sistema uma alternativa interessante para ambas as partes.

E aí, gostou do nosso artigo? Então não deixe de conferir nosso post sobre como funciona o licenciamento de software!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!