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Venda mais investindo nos seus clientes: descubra as melhores práticas de atendimento

Venda mais investindo nos seus clientes: descubra as melhores práticas de atendimento

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Você que tem um negócio ou está pensando em abrir, já percebeu algumas dificuldades que as empresas têm ao tentar atrair e conquistar novos clientes? Pois é, apesar do empreendedorismo estar crescendo no Brasil, pesquisas apontam diversos obstáculos encontrados pelos empreendedores, sendo a atração e o relacionamento com os clientes como alguns deles.

Mas primeiramente, você sabe o que é retenção de clientes? É uma estratégia que tem como objetivo manter seus clientes, conquistando e tendo-os como clientes fixos. Exemplos dessas ações são: oferecer vantagens e benefícios.

E como isso está relacionado com aumentar suas vendas? De acordo com Philip Kotler, considerado o “pai” do marketing, manter um cliente custa de 5 à 7 vezes menos do que conquistar um novo, ou seja, investir no relacionamento e na retenção dos seus clientes é uma das melhores formas do seu negócio decolar, economizando tempo e dinheiro.

As principais vantagens ao reter clientes, são:

  • Divulgação do seu produto ou serviço

Ao realizar um bom atendimento e uma boa venda, você colabora para que o seu cliente se torne um promotor da sua empresa. Com uma experiência de compra satisfatória, é natural o consumidor compartilhar com outras pessoas.

  • Melhorias na empresa

A retenção de clientes promove um bom relacionamento entre você e o seu consumidor. Dessa forma, facilita que o seu cliente se sinta à vontade para contribuir com dicas e sugestões ou que você peça feedbacks sobre seu atendimento e a qualidade dos seus produtos ou serviços.

  • Otimização de vendas

Clientes fiéis reconhecem o valor do seu produto ou serviço e, por conhecerem sua empresa, você e seus colaboradores economizam tempo ao tentar convencê-lo de fechar negócio com você. Dessa forma, você realiza vendas de forma mais rápida e, às vezes, com investimentos mais altos.

Agora que você compreendeu os benefícios da retenção de clientes, vamos compreender de que forma o seu atendimento está relacionado a essas vantagens. A seguir, confira as principais práticas para melhorar o atendimento com seus clientes e aumentar suas vendas.

  1. Humanize o atendimento

O atendimento humanizado tem uma forte influência na fidelização de clientes e nessas horas é muito importante investir em diversos canais de atendimento, justamente para facilitar a comunicação entre você e seu cliente. Se diferencie investindo em um canal de atendimento interativo, sem mensagem automática, entendendo realmente o que o seu cliente procura e demonstrando interesse e empatia ao atendê-lo.

2. Invista em canais de atendimento

Ao diversificar os tipos de canal de atendimento, você consegue atingir e alcançar mais pessoas e isso ajuda diretamente no aumento de clientes e futuras vendas. E exemplos desses canais são chat, e-mail e as redes sociais. 

Isso tudo colabora para uma maior satisfação dos seus clientes, justamente pela personalização do seu atendimento e o valor que você agregou na experiência de compra. Seguindo esse raciocínio, entramos na terceira dica…

3. Mantenha contato

Para se destacar no mercado, a sua empresa deve ser lembrada pelos consumidores e é justamente por isso que a construção da sua marca é tão importante. A melhor forma de desenvolver um posicionamento é pelo relacionamento feito com o público e, nessas horas, vá além do que a concorrência tem feito. 

Por exemplo: não procuro o cliente apenas em seu aniversário ou em outras datas comemorativas. Pergunte o que ele achou da venda e como ajudou na resolução do problema ou desejo dele. 

4. Construa valor no seu serviço ou produto

Tão importante quanto vender é reconhecer a qualidade da sua venda, e isso acontece quando você prova ao cliente que você é a melhor opção e que ele ficará mais satisfeito fechando negócio com você. Algumas formas de você agregar na experiência de compra e transmitir mais segurança é através de atendimentos diferenciados, brindes e promoções ou campanhas exclusivas.

Nessas horas, é interessante perceber que ao provar valor e qualidade para o seu cliente, você facilita para o quesito preço ficar em segundo plano e valoriza o seu produto ou serviço.

Percebeu como a retenção de clientes está relacionada diretamente com seu atendimento e abordagem dos seus clientes? Essa é uma estratégia muito interessante para você criar um bom relacionamento com seus consumidores e aumentar suas vendas.

Você já aplica alguma dessas dicas em seu dia a dia? Quer descobrir mais sobre dicas de atendimento? Confira agora nosso vídeo e aprenda outras formas de se destacar no mercado.

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