fbpx

Blog

Saiba definitivamente como melhorar score de crédito

Saiba definitivamente como melhorar score de crédito

Compartilhe:

Algumas pessoas têm dificuldades para conseguir empréstimos, financiamentos, cartões de crédito etc., e não sabem por que isso acontece nem como evitar essas situações. Para mudar esse cenário, é importante saber o que é e como melhorar score de crédito.

Estamos falando da pontuação que indica como é o relacionamento financeiro de uma pessoa com o mercado de crédito, tendo como base seu histórico de pagamentos e compromisso com as dívidas. A pontuação varia entre 0 e 1000 pontos — quanto maior for o seu score, mais confiança o mercado terá em você na hora de liberar dinheiro ou benefícios.

Quer saber como melhorar o seu score de crédito? Veja, a seguir, quais são as principais maneiras de fazer isso!

Acompanhe seu score

A principal maneira de se prevenir contra o score baixo é acompanhá-lo regularmente para ter maior controle sobre sua situação. O Serasa é uma empresa referência em análise de crédito e permite consultar a pontuação online e gratuitamente por meio do número do CPF.

O score de crédito está relacionado com o seu risco de inadimplência nos próximos 12 meses. Por isso, as empresas sempre o consultam antes de conceder crédito a você. A intensidade desse risco varia com a pontuação, da seguinte forma:

  • alto risco: score entre 0 e 300 pontos;
  • médio risco: score entre 301 e 700 pontos;
  • baixo risco: score entre 701 e 1000 pontos.

Limpe o nome

Dívidas em atraso podem fazer com que seu nome seja negativado nas empresas de análise de crédito, o que impactará de forma negativa o seu score. Dessa forma, muitas empresas evitarão relacionamentos financeiros com você, já que o nome sujo pode indicar falta de compromisso com os pagamentos.

Por isso, é importante negociar suas dívidas com as empresas para as quais você está devendo e evitar que a situação se repita. Após limpar seu nome, o score não subirá imediatamente, mas tende a melhorar ao longo do tempo.

Pague as contas até o vencimento

Pagar suas contas em dia é um hábito fundamental para manter um bom score de crédito. Portanto, faça sempre um planejamento financeiro para evitar atrasos, que podem diminuir sua pontuação. Caso algum pagamento não tenha sido feito até o vencimento, é importante efetuá-lo o mais rápido possível.

Atualize os dados

Manter suas informações básicas atualizadas nas empresas de análise de crédito, como o Serasa, também ajuda a aumentar o seu score. Então, sempre que houver alguma mudança em informações como número de telefone, e-mail, profissão etc., não deixe de alterá-las. Essa atualização pode ser feita no site da empresa ou em uma de suas agências.

Tenha contas em seu nome

Mesmo que não tenha nenhuma dívida, você pode ter um score de crédito baixo. Isso pode acontecer devido à falta de informações sobre seu relacionamento financeiro com o mercado — não ter contas em seu nome ou movimentações em cartões de crédito, por exemplo.

Dessa forma, o seu histórico não pode ser avaliado e as empresas não podem ter a garantia de que você é um bom pagador, o que pode dificultar a obtenção de empréstimos e outros benefícios.

Faça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo funciona como um currículo financeiro que ressalta os seus bons hábitos de pagamento e pode melhorar a sua reputação no mercado de crédito. Ele mantém um histórico com informações sobre suas compras, como o valor, a quantidade de parcelas e as datas de vencimento e pagamento de cada uma delas.

Ele é especialmente interessante para profissionais autônomos e pessoas que não têm como comprovar renda na hora de obter crédito. Além disso, ele ajuda a obter juros mais baixos em algumas empresas.

Com as dicas que apresentamos, ficará mais fácil melhorar o score de crédito e mantê-lo sempre alto. Isso é muito vantajoso para conseguir capital para investir em seu próprio negócio, já que seus bons hábitos de pagamento ficarão claros ao consultar sua pontuação.

Você gostou das dicas sobre como melhorar score de crédito? Conhece alguma outra estratégia? Conte-nos nos comentários!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!