fbpx

Blog

Como planejar a integração de funcionários na sua empresa

Como planejar a integração de funcionários na sua empresa

Compartilhe:

Como planejar a integração de funcionários na sua empresa

É muito comum diversas empresas encontrarem dificuldades ao integrar novos funcionários na sua equipe. Esse momento é delicado, pois fundamentará a visão do funcionário sobre a empresa e os demais colegas. 

Nesse artigo vamos te mostrar algumas técnicas de integração de funcionários para o seu negócio. Vamos lá? 

Qual a importância de integrar um novo funcionário a sua equipe?

É sempre um grande desafio para o RH a contratação de um novo funcionário, não menos importante é a integração dele. Nesse momento, não importa se a empresa é grande ou pequena. Por isso, incluir esse novo profissional à cultura do seu negócio é fundamental para que ele progrida na função designada. 

Esse procedimento é indispensável tanto para a empresa quanto para o funcionário. É nesse período que será construído o primeiro laço. Aqui o RH prepara o profissional para sua nova função, rotina e cultura organizacional. 

Portanto, vale a pena investir um tempo para a preparação dessa etapa de integração. Dessa forma a empresa minimizará surpresas futuras por falta de conhecimento. Esse volume de informação fará com que o funcionário tenha maior confiança na empresa, setor e diretoria. 

Integrando o funcionário a sua empresa

Para iniciar o processo é muito simples. Inicialmente você precisa planejar todo o trajeto dessa nova integração, em quanto tempo ela irá acontecer, quais serão as pessoas envolvidas e que tipo de material você irá precisar. Estabelecendo essas etapas, defina por ordem de importância as apresentações e como irão ser executadas. Crie um checklist de todos os pontos a serem tratados e seu grau de relevância. 

Uma boa ideia é definir perguntas estratégicas como: Quem somos? Qual o objetivo principal da empresa? Quais os produtos que a ela fornece e suas funcionalidades? Estas são apenas algumas sugestões, no entanto, cabe a empresa identificar suas principais características, e, de acordo com seu escopo, implementar as medidas que fizerem mais sentido. No final, através dessas respostas você terá uma pauta para iniciar essa inclusão. 

Nesse processo você pode solicitar a assinatura de alguns documentos como: termo de proposta de trabalho, contrato de confiabilidade e uso de imagens. 

Não esqueça de fazer um tour com o novo funcionário em todos os setores da sua empresa, inclusive as áreas comuns. Dessa forma, irá garantir que transite mais facilmente, sempre que for preciso acessar outro departamento, pegar um café ou ir ao banheiro. 

Por fim, humanize sua apresentação, separe um tempo no seu planejamento para preparar um kit de boas-vindas para ele, como por exemplo, uma caneta e uma agenda. O novo profissional se sentirá acolhido e fará com que ele crie bons laços com sua empresa. 

Colocando em prática a integração

 Entendemos que o início da atividade de integração em uma empresa, afeta diretamente na motivação e no entrosamento do funcionário com ela. Portanto, o desenvolvimento desta atividade fará com que as partes se conheçam e criem confiança entre elas. Essa é uma prática que irá estabelecer uma ponte entre o colaborador e o seu negócio. 

Aqui na Intelidata, praticamos os métodos de integração de novos funcionários, gostamos de fazer com que esses novos profissionais sintam-se a vontade e integrantes da nossa equipe.  

Além disso, tomamos alguns cuidados para com que o novo profissional se sinta realizado. Acreditamos que funcionários felizes e habituados a nossa empresa, possuem maiores chances de prestarem bons atendimentos as nossas revendas e parceiros. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com sua empresa ou aplique com seus novos funcionários. Ah, e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais, todos os dias têm conteúdo fresquinho para você! 

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!