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Como iniciar uma estratégia de marketing na sua empresa 

Como iniciar uma estratégia de marketing na sua empresa 

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Toda empresa deseja melhorar seus resultados, atrair mais clientes e fechar mais negócios. Saiba que as estratégias de marketing são essências para se atingir esses objetivos, além de serem indispensáveis na hora de desenvolver as soluções do negócio e atender as necessidades do seu público.  

Neste post, você vai entender o que é uma estratégia de marketing, quais os benefícios para a sua empresa e como pôr em prática a estratégia do seu negócio.  

O que é uma estratégia de marketing?  

Uma estratégia de marketing é um plano geral com todas as metas e objetivos de marketing de uma empresa. Representa as ações para dar visibilidade ao negócio, atrair clientes e fazer com que ele seja reconhecido no nicho em que atua.  

Independente da ação, a estratégia precisa de um planejamento prévio, ser desenvolvida com base em uma análise do mercado e no perfil do público-alvo da empresa.

Por que é importante definir uma estratégia de marketing?

Agora você deve estar se perguntando, “mas porque é tão importante assim ter uma estratégia?”  

As estratégias de marketing são bastante variadas e, atuando em diferentes frentes, contribuem para diversos benefícios ao negócio, como:  

Melhor uso dos recursos  

Traçar uma estratégia clara ajuda a evitar decisões ruins, o que significa o melhor uso dos recursos da empresa, incluindo tempo, orçamento e esforço, para atividades que irão produzir reais resultados.

Decisões mais precisas

Apostar em uma estratégia de marketing também é a solução para fugir de achismos, já que ela pode fornecer uma direção clara e focada para as ações de marketing da empresa, ajudando a alcançar seus objetivos de forma mais certeira. 

Posicionam a sua marca no mercado  

As ações de uma estratégia bem elaborada ajudam a sua empresa a se destacar no mercado e criam uma presença perante o seu público. 

Como iniciar uma estratégia de marketing na sua empresa  

Pronto, agora você já compreendeu melhor sobre o que é uma estratégia e o que ela pode trazer de benefícios para o seu negócio, chegou a hora de saber como iniciar de fato uma estratégia de marketing na sua empresa.  

Defina os seus objetivos de marketing 

O primeiro passo é identificar quais são os seus objetivos, aumentar as vendas, aumentar a relevância da sua empresa, captar novos clientes, etc. É importante que você defina objetivos mensuráveis, alcançáveis e que estejam de acordo com os propósitos da sua empresa.  

Além de estabelecer metas realistas, é essencial que você acompanhe o progresso regularmente deles, para determinar se suas estratégias estão funcionando ou não, falaremos mais sobre isso adiante.  

Conheça o seu público-alvo 

Outro passo muito importante é definir e conhecer mais sobre quem é o seu público-alvo. Para que seus esforços e estratégias produzam um resultado positivo, é essencial ter um público muito bem definido.  

A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando, um grupo de pessoas com os mesmos hábitos, interesses, objetivos, etc. 

O público-alvo está diretamente relacionado com os serviços ou produtos que você oferece, são pessoas que possuem interesse no que você fornece e que irão comprar e gerar lucros para a sua empresa, por isso ele é tão importante. 

Defina um orçamento 

Você precisa ter uma ideia clara sobre o orçamento disponível, fazer um planejamento prévio para chegar aos valores e estimar seus gastos com precisão.  

Vale lembrar que cada empresa precisa adaptar a verba de marketing às suas necessidades e faturamento, destinando uma porcentagem ideal para os seus objetivos.  

Seu orçamento pode ser definido conforme critérios como: 

  • Público-alvo e área de atuação 
  • Objetivos e metas de marketing  
  • Média de investimentos da concorrência e segmento 
  • Equilíbrio entre orçamento e faturamento  

Analise e meça os resultados  

Saber o caminho que você está indo e o que precisa fazer para melhorar, são os principais motivos que fazem a mensuração de resultados ser tão importante para sua empresa.  

No marketing, a análise é feita através de métricas e KPIs (siglapara Key Performance Indicator), indicadores de desempenho. Essas métricas irão fornecer dados importantes da sua estratégia.  

Por exemplo, é possível saber quantos novos clientes a empresa conseguiu, quanto lucro isso trouxe, entre outras informações. Depois é só comparar isso com os objetivos definidos e verificar se o negócio está no caminho certo ou não. 

Você precisa ter uma estratégia de marketing na sua empresa 

Imagina implantar uma ação de marketing na sua empresa, mas sem ter uma estratégia por trás dela. As chances de que algo dê errado podem ser bem grandes, não é mesmo? Assim uma estratégia de marketing bem definida irá te ajudar a seguir o caminho certo e atingir bons resultados. 

Com este artigo ficou claro os motivos para investir em uma estratégia de marketing e como você pode iniciá-la na sua empresa, seja ela pequena ou média empresa. 

Agora você já pode começar a planejar quais serão as ações que podem tornar a sua marca mais conhecida, colocá-la como referência no seu segmento e atrair mais clientes.

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