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Mercado de Food Service: conheça 3 grandes desafios

Mercado de Food Service: conheça 3 grandes desafios

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Todos já comeram em restaurantes, lanchonetes, bares ou negócios similares em algum momento. Esse é o chamado mercado de food service, onde as refeições são oferecidas como parte de um serviço ao cliente, junto com o espaço ou a entrega. Tanto como investidores quanto como empreendedores, há cada vez mais pessoas entrando nesse mercado.

O ramo alimentício tende a ser bem sólido, pois a demanda é sempre alta. Afinal, ninguém pode simplesmente parar de comer, não é mesmo? Outra vantagem é que esse mercado tem vários nichos, como comida para festas e alimentação saudável. Porém, assim como qualquer setor, ele também conta com seus desafios.

Quer conhecer as dificuldades do mercado de food service e preparar-se para superá-las? Então, veja a seguir os 3 principais desafios e como eles podem afetar o desempenho do seu negócio!

1. Vários processos informais

Contar apenas com processos informais no seu dia a dia é um grande erro em qualquer negócio, mas eles ainda são bastante comuns no mercado de food service. Isso pode funcionar para quem só cozinha em casa e para a família, mas não é suficiente em um restaurante ou lanchonete, onde os clientes esperam sempre a mesma comida e o mesmo sabor.

O mesmo vale para a administração do negócio. Deixar todas as suas finanças em um caderno, por mais organizado que ele seja, não é suficiente. É bem mais difícil conferir dados escritos manualmente do que utilizar um software de gestão para fazer o mesmo trabalho. Prefira investir na organização e formalização desses processos do que ter que arcar com as consequências depois.

2. Alta rotatividade

Outro problema bem abrangente, mas que é especialmente prejudicial no mercado de food service, é a rotatividade da equipe. A definição de rotatividade é a frequência com a qual seus colaboradores entram e saem do negócio, e ela representa mais custos com a contratação e um time menos experiente dentro da empresa. Dependendo do cargo, isso pode comprometer a qualidade do serviço.

Há algumas formas de evitar essa rotatividade, como estudar as propostas do mercado e oferecer algum incentivo para os colaboradores com mais tempo de casa. Também é uma boa ideia fazer treinamentos e outros investimentos à medida que seu negócio cresce e, assim, manter seu time bem capacitado.

3. Impacto das crises

Já mencionamos que o setor alimentício é especialmente resistente às crises econômicas, pois todos precisam comer, independentemente do cenário. Porém, isso não significa que a crise não impacta outras partes do seu trabalho.

O preço dos alimentos, matéria-prima para o seu negócio, pode aumentar bastante, assim como despesas com água, gás, transporte etc. Para manter sua rentabilidade durante esses momentos, você precisa se preparar. Crie um plano estratégico para diminuir despesas e otimizar sua lucratividade.

Agora que você entende os principais desafios envolvidos no mercado de food service, é hora de ficar pronto para enfrentá-los e levar seu negócio cada vez mais longe.

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