Blog

Intelidata é a única empresa a receber a certificação ‘Melhoria de Processo de Software Brasileiro’ na categoria Serviço (SV) e no nível F em 2016

Intelidata é a única empresa a receber a certificação ‘Melhoria de Processo de Software Brasileiro’ na categoria Serviço (SV) e no nível F em 2016

Compartilhe:

[ratings]

A certificação MPS.BR (Melhoria de Processo de Software Brasileiro) surgiu no Brasil em 2003, coordenada pela SOFTEX, com o objetivo de tornar os softwares brasileiros compatíveis com os padrões internacionais, tendo foco em micro, pequenas e médias empresas. Em 2016, a Intelidata concluiu o processo de avaliação, recebendo a certificação MPS-SV Nível F – Gerenciado, que é focada na entrega dos serviços, tornando-se assim, a única empresa a conseguir a certificação em 2016 no Brasil.

“A certificação MPS-BR foi uma surpresa positiva para nós. O objetivo inicial era apenas a certificação em si, mas à medida que fomos incluindo e melhorando processos, percebemos a oportunidade de buscar a melhoria pela melhoria. Para isto contamos com a participação e engajamento de toda a equipe envolvida no processo, o que foi imprescindível para o sucesso. Este engajamento foi tamanho, que conseguimos obter o nível F, ao invés da proposta inicial que era apenas o nível G.” – declarou Marenir da Silva Lopes Graf, Diretor Administrativo da Intelidata.

O programa mobilizador MPS.BR

O programa MPS.BR é uma iniciativa que visa a Melhoria de Processos em todas as regiões do país, contando com investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SEBRAE. Tem como base definir o nível de maturidade e capacidade dos processos de desenvolvimento de software e serviços relacionados. Atualmente apenas 5 empresas no Brasil possuem essa certificação.

A Intelidata definiu como objetivo unir a agilidade necessária das atividades da área de desenvolvimento com o registro de informações essenciais, tanto para o produto quanto para a gestão. “O investimento na análise e entendimento dos requisitos do MPS-SV e consequente alinhamento com as necessidades e expectativas da empresa produziu um processo simples, automatizado e eficaz. Parabenizo a Intelidata pelo resultado obtido. Continuem o excelente trabalho rumo a novos desafios.” – concluiu Ana Zabeu, líder da equipe de avaliação.

Automatização da gestão da qualidade

“Junto com a consultoria que nos acompanhou durante a implantação, investimos na automatização da gestão da qualidade, o que simplificou muito o processo. Sem um processo automatizado, talvez não conseguiríamos alcançar este nível de maturidade, porque somos uma empresa pequena e que precisa de agilidade. Hoje compreendemos que a certificação MPS.BR não é apenas uma sigla ou carimbo para expor no site da empresa, mas sim uma forma de melhorar processos e com isso aumentar o desempenho dos negócios com os serviços oferecidos. Já estamos colhendo os frutos da melhoria dos processos e sem dúvida iremos nos preparar para alcançar novos níveis de maturidade.” – concluiu Marenir da Silva Lopes Graf.

No documento de avaliação, disponível aqui, você pode conferir o desempenho dos processos e serviços realizada na Intelidata.

Assine nossos materiais