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Você sabe como prestar o treinamento de software para seus clientes? Aprenda já!

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Um treinamento de software eficiente é muito importante para se obter melhores resultados durante a implantação e para que os clientes tenham mais facilidade na utilização de suas funcionalidades. Isso significa clientes mais satisfeitos com o investimento feito na ferramenta e também uma menor quantidade de trabalho com prestação de suporte no caso da empresa revendedora.

Um treinamento de qualidade envolve diversos fatores, como o nível de conhecimento que a equipe de revenda tem sobre o produto e a qualidade dos materiais e das informações passadas aos clientes. Portanto, é preciso que a revenda esteja devidamente preparada para oferecê-lo de maneira adequada.

Quer saber como prestar um bom treinamento de software para os clientes de sua empresa e por que ele é importante? Veja a seguir!

Quais são as funcionalidades mais importantes em um software?

Escolher um software de qualidade para revenda é a melhor forma de facilitar o processo de implantação e treinamento dos clientes. Os revendedores terão maior facilidade em compreender o funcionamento do sistema, poderão solucionar os problemas de forma independente e, caso necessário, contar com o suporte da empresa fornecedora.

Por isso, é importante optar por sistemas que sejam completos e que atendam todas as necessidades dos clientes por meio de suas funcionalidades. No caso dos sistemas de gestão, é possível encontrar opções generalistas ou especializadas em diversos tipos de negócio. Porém, todos eles devem contar com uma série de funcionalidades essenciais.

Algumas das principais são:

  • controle de estoque;
  • cadastro de produtos e clientes;
  • realização de vendas;
  • geração de relatórios;
  • emissão de notas;
  • gestão fiscal.

Além disso, para escolher um bom software de gestão para revenda e facilitar o processo de treinamento, é preciso estar atento a diversos fatores como o custo-benefício, interface amigável, estabilidade e confiabilidade do produto. Qualquer problema pode levar a inúmeros pedidos de suporte — que são difíceis de gerenciar — e acabar deixando os clientes impacientes devido à demora no atendimento.

Qual é a importância do treinamento de software?

O treinamento de software é uma das etapas mais importantes para o sucesso da implantação do sistema e para manter o negócio funcionando de forma eficiente. Um dos principais motivos disso é o fato de que quando os clientes são bem treinados para tirar o máximo proveito do sistema, o número de solicitações de suporte diminui consideravelmente — o que facilita o trabalho do revendedor.

Além disso, um software de gestão com um grande número de funcionalidades pode ser de uso complexo até que os clientes entendam cada uma delas. Portanto, a revenda precisa estar preparada para ensinar o cliente a manusear o sistema e realizar nele as operações de seu dia a dia.

Muitas empresas não levam em conta essa necessidade, o que faz com que o oferecimento de um bom treinamento e suporte tornem-se diferenciais competitivos para se destacar no mercado.

Para melhorar o processo de revenda, é necessário que a empresa fornecedora do software de gestão não só disponibilize um produto de qualidade, mas também ofereça um treinamento inicial para o revendedor. Ao saber a fundo como funciona o produto e quais são seus principais pontos fortes, fica mais fácil conseguir novos clientes e fazer um pós-venda eficiente.

 

Como fazer o treinamento de software?

Cada perfil de revenda trabalha de forma distinta, portanto não há um protocolo de treinamento que deva ser seguido por todas elas. Porém, o ideal é que todas passem primeiramente por um breve treinamento com a empresa fornecedora para aprender a treinar e atender seus clientes, bem como realizar a implantação do sistema.

O treinamento de software pode ser feito de maneira presencial ou à distância, de acordo com a forma de trabalho e as particularidades de cada revenda — como o número de pessoas que compõem a equipe.

Veja a seguir como fazer cada uma delas.

Treinamento presencial

No treinamento presencial, a revenda envia membros da equipe até a empresa do cliente para ensinarem os usuários a utilizar as funcionalidades básicas do software de gestão. Algumas empresas optam por fazer a implantação presencial do software e depois acabam se distanciando do cliente, porém é importante manter um contato mais próximo também no pós-venda.

Os custos desse treinamento podem ser mais altos, devido a necessidade de se ter uma equipe um pouco maior e os gastos com o deslocamento dos profissionais. Além disso, nem sempre é possível apresentar em detalhes cada uma das funcionalidades, o que pode gerar dúvidas futuras nos clientes. Por esse motivo, o treinamento presencial torna-se mais adequado quando oferecido em conjunto com o treinamento remoto.

Treinamento remoto

O treinamento de software à distância — por meio de videoconferências ou vídeos explicativos — é uma das formas mais indicadas, pois possui menor custo e gera maior comodidade e otimização do tempo, tanto para a revenda quanto para o cliente. Além do treinamento, a empresa pode solucionar outros possíveis problemas de forma remota e ir até o cliente somente em casos mais específicos.

Para ajudar ainda mais os usuários a entenderem o funcionamento do sistema, a empresa pode disponibilizar materiais online para que eles consultem sempre que tiverem dúvidas sobre sua utilização. Esses materiais — como vídeos e manuais do sistema — podem ser oferecidos sem custos adicionais pela empresa fornecedora do software, para que a revenda passe adiante para seus próprios clientes.

Um dos recursos mais utilizados nos treinamentos remotos são a produção de vídeos por meio de programas com o recurso de captura de tela. Assim, o instrutor pode demonstrar a utilização de cada funcionalidade por meio da exploração da interface do programa e explicá-las de forma prática para os usuários, de forma bastante intuitiva.

Além disso, podem ser feitas conferências em tempo real, o que permite solucionar dúvidas com maior facilidade e manter um acompanhamento mais próximo com cada cliente. Os manuais do sistema complementam esse aprendizado, já que podem ser acessados a qualquer momento pela internet.

Como você viu, fazer o treinamento de software de forma adequada ajuda o cliente a aproveitar melhor o sistema adquirido e também a própria empresa a funcionar de forma mais eficiente. Portanto, na hora de escolher softwares para revenda, é preciso optar por parceiros que disponibilizem suporte e capacitação para que os revendedores ofereçam um bom treinamento e de fato solucionem os problemas dos clientes.

Você precisa de softwares de gestão de qualidade para revenda com um suporte adequado? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nisso!

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