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Você já parou para pensar em quanto custa um software?

Você já parou para pensar em quanto custa um software?

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Até pouco tempo atrás, a compra de softwares não era algo tão aceito pelo grande público. Felizmente, com o passar dos anos e a ampliação da cultura digital, mais pessoas e empresas ficaram acostumadas a adquirir seus programas legalmente.

Porém, a maioria não entende sobre o desenvolvimento dessas ferramentas e não sabe quanto custa um software, o que leva a alguns desentendimentos na hora de definir o preço.

Para quem trabalha com a venda de softwares, essa é uma questão muito importante. Afinal, é preciso entender o custo de sua produção para determinar o valor correto de mercado e garantir que o seu trabalho seja mais rentável.

Quer entender melhor quanto custa um software e quais fatores influenciam nesse cálculo? Então, continue a leitura e saiba mais!

Custos da criação do software

O primeiro passo é entender o que mais influencia o custo de produção de um software. Esse é um cálculo bem complexo, mas podemos citar quatro fatores principais. Acompanhe!

Tempo de desenvolvimento

Primeiramente, todo o tempo que uma empresa passa desenvolvendo a ferramenta gera custos. Quanto mais complexa ela for, mais tempo e recursos precisam ser investidos.

Sendo assim, para cada hora de trabalho a mais de desenvolvimento, o preço final também será ajustado, garantindo a compensação dos criadores.

Garantia de qualidade

Muitas empresas de desenvolvimento de software podem seguir ou não certos padrões de qualidade. Quando esse é o caso, há uma série de práticas exigidas, além de contas a prestar sobre o conteúdo da ferramenta e sua efetividade.

Se a empresa atende a todos esses requisitos, então, é natural que ela cobre um valor proporcional pelo seu produto.

Funcionalidades oferecidas ao usuário

Softwares com mais utilidades, mais funcionalidades e maior suporte, naturalmente, geram mais despesas para os desenvolvedores.

Sendo assim, antes de questionar quanto custa um software, vale a pena avaliar se ele oferece soluções suficientes para compensar esse valor. Em alguns casos, o investimento extra é muito mais rentável para o cliente final.

Escala da solução

Por fim, é preciso considerar o quão flexível é a ferramenta em termos de localização e sistemas operacionais.

Ela será instalada em uma única máquina? Será replicada dentro da empresa? Será integrada a outros softwares? Precisará atender às regras estabelecidas em múltiplos países?

Todos esses fatores adicionam trabalho ao desenvolvimento e, consequentemente, afetam o custo final.

Custos durante a vida do software

Depois de adquirir o produto, não significa que seus custos acabam. Na realidade, a revenda de softwares exige um acompanhamento prolongado de seus clientes, o que também afeta as suas despesas a longo prazo.

A seguir, vamos ver alguns exemplos.

Extensão do suporte

Você responde aos seus clientes a qualquer hora do dia? Oferece manutenção do software e auxílio na instalação? Mantém um servidor próprio para processamento, deixando que seus clientes o acessem remotamente?

Tudo isso deve ser levado em conta junto de seus custos de longo prazo, para assegurar a sua rentabilidade.

Atualizações futuras

Mesmo que você adquira a versão atual de uma ferramenta, é provável que a empresa desenvolvedora crie novas edições, com melhorias e otimizações para as novas tecnologias.

Nesses momentos, seus clientes também podem querer atualizar seus produtos. Assim, adquirir a nova versão da ferramenta será praticamente uma obrigação para atender à demanda do seu público.

Importância da definição de um preço justo

Descobrir quando custa um software não é apenas uma questão de pagar menos, mas também de maximizar seu retorno.

Abaixo, veja três fatores que podemos destacar em relação a isso.

Assegurar sua margem de lucro

Pagando o valor certo pelo produto, você evita que seu preço de revenda tenha uma margem de lucro muito baixa, já considerando tanto a aquisição quanto a sua manutenção.

Se o software atende às demandas do público e possui um preço razoável, não será difícil compensar seu investimento inicial.

Escolher uma empresa com boas práticas

Pagar muito barato em um software, mesmo que ele tenha alta qualidade, não é sempre uma boa ideia. Afinal, isso é sinal de que o próprio desenvolvedor não sabe precificar o seu produto, o que pode levar à falência do seu parceiro e perda do suporte.

No pior dos casos, um acordo suspeito pode representar alguma atividade ilegal.

Melhorar seu poder de negociação com o cliente final

Pagando o preço certo pelo produto e entendendo o seu custo, você também terá uma base mais sólida para negociar valores com a sua clientela.

Lembre-se de que todos os argumentos usados para justificar o preço do software para você também podem ser usados na hora de falar dos valores com o público.

Pontos para analisar na precificação de um software

Claro que você não deve definir quanto custa um software apenas pelos fatores internos. Há outras coisas que entram em jogo quando você toma essa decisão.

Veja alguns exemplos.

Condições do mercado consumidor

Por mais que o seu preço teórico seja justo, você nunca conseguirá mais do que o público está disposto a pagar.

Você pode, sim, mostrar que o valor cobrado não é tão alto em relação ao produto que eles recebem, mas é algo a ter em mente antes da sua precificação.

Padrões estabelecidos pelos concorrentes

Se há um concorrente oferecendo melhores valores, você também precisará levar esse valor em consideração.

Para softwares de maior qualidade, é possível justificar um preço mais alto em relação às alternativas — mas será outro passo em sua negociação. Dependendo do caso, você poderá ser obrigado a cobrar um valor igual ou menor.

Possível tabelamento do valor

Por fim, alguns desenvolvedores possuem um preço tabelado para a revenda de softwares. Geralmente, isso é uma política da empresa, para gerar consistência em mercados muito diferentes. Se esse for o caso, confira a precificação e garanta que ela foi bem desenvolvida.

Agora, você já entende um pouco melhor quanto custa um software e como ele é precificado. Integre tal conhecimento em suas negociações com os clientes e em seu plano de vendas, e veja o efeito na performance da sua empresa!

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