fbpx

Blog

Os melhores segmentos para investir no mercado de software 

Os melhores segmentos para investir no mercado de software 

Compartilhe:

Os melhores segmentos para investir no mercado de software 

O mercado varejista é um dos setores que mais crescem no Brasil, mesmo durante a pandemia, diversas pessoas precisaram se reinventar optando por iniciar seu próprio negócio.

Nesse ambiente comercial a busca pela perfeição em gestão e atendimento é constante, encontrar um sistema estável e que forneça um panorama completo dos processos operacionais da empresa é a dificuldade de muitos empresários.

Entender quais segmentos mais sofrem essa dificuldade é o primeiro passo antes de investir em uma parceria com uma desenvolvedora de software. Pensando nisso, preparamos alguns dados com os setores que mais crescem no Brasil, através deles consideramos os melhores para se investir.

Panorama dos segmentos que mais crescem no Brasil 

O objetivo de um sistema de gestão consiste em organizar as questões administrativas com intuito que o dono tenha domínio sobre os processos que ocorrem no dia a dia do seu negócio. Atividades que eram controladas por diversas planilhas, passam a ser automatizadas pelo sistema, refletindo em melhor atendimento, gestão e controle completo.

Entretanto, poucas empresas utilizam dessa ferramenta para gerenciar seu negócio. Um exemplo é o setor alimentício (restaurantes, bares, lanchonetes e padarias), segundo o site do Sebrae existem 617,5 mil empresas que trabalham no ramo, mas apenas 23% delas possuem algum tipo de sistema de gestão.

Essa dificuldade não se aplica somente a esse segmento. Como já falamos, inicialmente o mercado varejista é um dos setores que mais crescem, com esse aumento nas demandas as empresas passam a concentrar seus esforços a prestar um bom atendimento aos seus clientes e acabam dando menor importância aos processos de gestão.

Segmentos como mecânicas e serviços técnicos automobilísticos estão presentes nessa estatística de crescimento, segundo o Sebrae o aumento do setor foi de 11,5% nos últimos anos, uma média de 355 mil empresas do ramo atuam no Brasil. Esse número cresce consideravelmente por conta do aumento de 3,7% nas vendas de automóveis ocorridas no ano passado, uma média de 41,7 milhões de veículos.

E não é só o setor automobilístico que cresce, o ramo supermercadista também passa por aumento em suas vendas e aberturas de novas lojas. Um exemplo é o ano de 2019 onde se registrou um faturamento de R$ 378,3 bilhões no setor, segundo a Associação Brasileira de Supermercados, que conta atualmente com 89,8 mil lojas. Já os mercados e açougues possuem cerca de 415 mil estabelecimentos, segundo o Sebrae, e correspondem a 35% das vendas do setor supermercadista.

Mesmo com a crise econômica que enfrentamos ao longo dos anos o comercio varejista de artigos de vestuários e acessórios é o que mais cresce. De acordo com dados do Empresômetro, o total de empresas chega a 1,04 milhão, o que representa cerca de 83.34% das empresas ativas no Brasil.

Com base nos dados abordados nesse artigo podemos observar o universo de empresas para as quais se pode oferecer um sistema de gestão, onde a maioria delas utilizam práticas antiquadas que geram erros e falta de controle.

Segmentos 

Nesse artigo apresentamos dados de segmentos que tem maior crescimento nos últimos anos e prometem serem promissores nos próximos, são eles:

  • Restaurantes, bares e Lanchonetes
  • Padarias
  • Mercados, supermercados e açougues
  • Lojas do varejo

Em um universo tão amplo de empresas, onde a maioria delas não apresenta uma ferramenta de gestão eficaz, entendemos que há grandes oportunidades de possíveis clientes para se vender um sistema de gestão.

Deste modo, a escolha de um sistema de gestão completo e eficiente é imprescindível na hora de ofertar o produto ao seu cliente. Neste sentido, a Intelidata é referência no mercado de software e possui as melhores soluções para você e seu cliente.

  

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos e não esqueça de nos seguir nas redes sociais! 

 

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!