fbpx

Blog

O que é backoffice e qual a sua importância

O que é backoffice e qual a sua importância

Compartilhe:

O backoffice, back office ou retaguarda são os departamentos de uma empresa que mantém pouco ou quase nenhum contato com os clientes.

 

 

Setores de backoffice

Imagine o setor de recursos humanos, por exemplo. Ele é o responsável pelo gerenciamento das relações das pessoas com as organizações e raramente tem algum contato com os clientes da empresa.

Isso também acontece com o setor de tecnologia da informação, que cuida da área tecnológica da empresa e do setor de contabilidade.

 

Setor invisível

Em termos tecnológicos, o backoffice é o núcleo do sistema que engloba a atividade empresarial, ou seja, o cliente final não entra em contato com ele e talvez nem saiba que ele existe, e isso é bom.

Em um primeiro momento pode não parecer, mas esse setor tem importância essencial para a empresa e apresenta diversas vantagens.

 

Funções

De um modo geral, é o backoffice que determina o bom funcionamento das operações internas da empresa e supre as necessidades do consumidor.

Não necessariamente o cliente sabe da existência do backoffice, pois a ele só interessa o resultado final e a qualidade do serviço ou produto que lhe é entregue.

Podemos dizer que é o setor que representa o motor de um negócio e se ele parar prejudica toda a empresa.

 

E-commerce

Devido as suas características, o backoffice precisa ser forte em negócios que fazem uso de e-commerce.

É imprescindível, por exemplo, a garantia de que os produtos cheguem no prazo determinado, para evitar futuras dores de cabeça. O setor é o responsável pelo gerenciamento do transporte, do tempo e da devida entrega no lugar certo.

O papel de suporte é uma das principais funções do backoffice. Ele vai evitar, ainda, que a empresa venda um produto que está indisponível no estoque ou um erro na emissão da nota fiscal.

 

Sistema de gestão

O backoffice é incrivelmente relevante para depender do trabalho manual. Dessa forma, as grandes empresas utilizam softwares de gestão que vão auxiliar o gestor e minimizar os erros.

Um sistema automatizado assegura que as informações sejam devidamente entregues a todas as partes e faz com que a perda de informação importante seja a menor possível.

O UniPlus é um sistema integrado de gestão empresarial versátil, desenvolvido para se adequar a diversos segmentos. Ele oferece funções objetivas, organizando a estrutura do seu negócio de forma eficiente, e ao mesmo tempo, simplificada. Ideal para setores de backoffice, ele vai facilitar muito a vida da empresa.

Sendo assim, é primordial que os donos de negócio invistam tempo e dinheiro para aperfeiçoamento desse setor. Não é recomendado depender apenas do controle manual, a tecnologia está aí para ajudar.

 

Até a próxima dica!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!