fbpx

Blog

5 estratégias para vencer o medo de empreender

5 estratégias para vencer o medo de empreender

Compartilhe:

O medo e a incerteza são alguns dos sentimentos que muitas pessoas têm quando pensam na ideia de começar seu próprio negócio. Não há dúvida de que realmente é algo assustador e esse medo de empreender paralisa as pessoas.

Futuros empreendedores de todas as idades e com variados níveis de experiência enfrentam questionamentos internos quando consideram a possibilidade de empreender, enquanto tentam traduzir sua ideia em realidade.

Mas como vencer o medo de empreender e enfrentar de frente esse desafio? Nesse post, vamos listar 5 estratégias para você vencer as dúvidas.

 

DEFINA METAS

vencer o medo de empreender

Por onde começar? A quantidade excessiva de detalhes para pensar e processos que precisam ser implementados é grande e por isso é preciso estabelecer algumas metas.

Comece por identificar qual é a a missão geral da empresa e crie tarefas menores que sirvam como passos para alcançar o objetivo.

Esses pequenos objetivos tornarão a missão da empresa mais clara e darão uma boa indicação de onde começar. Lembre-se que nesse início não é necessário que saia tudo de forma perfeita, é melhor fazer e aperfeiçoar depois.

 

CONSTRUA UMA COMUNIDADE

vencer o medo de empreender

Quando se começa um negócio, é primordial identificar e construir a sua comunidade. Ela composta por alguns grupos, como investidores, parceiros e clientes apaixonados. Cada um deles grupos ajudará no sucesso financeiro da empresa.

Identificar pessoas que estão entusiasmadas com o trabalho que você está fazendo é muito importante.

 

EQUILÍBRIO PERFEITO ENTRE TRABALHO E VIDA PESSOAL? NÃO EXISTE

Abrir um negócio significa que você dedicará maior parte do seu tempo a ele. Porém com o apoio certo, administrar um negócio não precisa ser uma barreira para sua vida pessoal.

É preciso dar atenção aos familiares e amigos, ao mesmo tempo em que mantém as vendas a todo vapor. Cerque-se de pessoas que vão entender o momento em que você está passando te ajudarão a vencer o medo de empreender.

 

VALIDE A SUA IDEIA

vencer o medo de empreender

Um dos medos mais comuns ao se abrir um negócio é se questionar se a sua ideia realmente é uma boa ideia que vai dar certo e, nesse sentido, procuramos validação de todas as formas possíveis.

A melhor maneira de superar seu medo interior e debates internos é compartilhar sua ideia com alguém que confia e que via ser sincero quantos às possíveis críticas.

Pode ser um professor da faculdade ou seu melhor amigo(a). Ao contrário de sua família e parentes, é provável que eles sejam mais honestos.

 

ACHE UM PARCEIRO IDEAL

vencer o medo de empreender

Encontre um parceiro que seja capaz de complementar as suas fraquezas, que seja especializado em coisas que você não faz ou não é tão bom.

Por exemplo, se você é uma pessoa extrovertida e boa com relações pessoais e odeia detalhes, você precisa se associar a alguém que seja o oposto, para cuidar dessa parte metódica da empresa.

Identifique o que te impede de vencer o medo de empreender e iniciar seu próprio negócio e planejá-lo. Muitas pessoas têm boas ideias, mas apenas algumas colocam-as em prática. Sempre haverá incertezas ao iniciar seu próprio negócio, mas o que separa a realização do sonho de gerir a própria empresa é a capacidade de dar um grande salto, enfrentando seus medos.

 

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!