fbpx

Blog

Como criar um planejamento estratégico empresarial

Como criar um planejamento estratégico empresarial

Compartilhe:

[ratings]

Criar um planejamento estratégico empresarial é um processo determinante para o sucesso de qualquer organização. Infelizmente, poucos compreendem os reais benefícios desta prática e, como resultado, nota-se que a maioria esmagadora das empresas sequer possui claros os seus objetivos de crescimento e tampouco tem em mãos os planos que a encaminharão ao desenvolvimento desejado pelos administradores.

Mas, antes de começar a desenvolver as etapas de um bom planejamento estratégico, é preciso compreender em que realmente consiste essa atividade.

O que é Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico empresarial é o processo de analisar uma organização sob diversos ângulos, direcionando seus rumos e monitorando suas ações de forma concreta.

O principal objetivo de um planejamento estratégico é o cumprimento de metas e isso se dá através de 3 elementos:
1. Um diagnóstico preciso da sua empresa;
2. Um conjunto de metas viável e inteligente;
3. Um plano racional para se atingir as metas.

Defina a Missão, Visão e Valores da empresa

Ao desenvolver o planejamento estratégico de uma empresa, o primeiro passo é a definição da Missão, Visão e Valores da organização. São essas informações que nortearão o restante do planejamento, para que ele não perca o sentido.

É importante que essas informações sejam compartilhadas e compreendidas por todos na organização, ao invés de ficarem apenas guardadas no fundo da gaveta ao final do planejamento.

Missão

A missão representa a razão de existência e o propósito do negócio, possibilitando a compreensão da atuação da empresa.

Visão

A visão é a descrição do destino esperado para o empreendimento, ou seja, o que se deseja atingir futuramente.

Valores

Os valores determinam os princípios pelos quais a organização preza e que servem de parâmetro para o comportamento de seus colaboradores.

Faça uma análise do cenário

Com a análise do cenário onde a empresa está inserida será possível realizar uma comparação entre as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Análise do ambiente Interno

Nesta etapa do planejamento, é preciso analisar os pontos fortes e as limitações a serem corrigidas pela empresa, tendo como foco os aspectos técnicos, financeiros, de infra-estrutura física e de recursos humanos da organização.

Análise do ambiente Externo

Esta etapa consiste no reconhecimento de ameaças e oportunidades derivadas de fatores econômicos, sociais, políticos, de mercado e outros que possam afetar o desenvolvimento da empresa.

Defina os objetivos estratégicos

Com base na missão, visão e valores da organização, são definidos os objetivos estratégicos. De maneira geral, esses objetivos são metas globais e amplas, que devem estar diretamente relacionadas à missão da empresa, para que esta caminhe em direção à conquista dos objetivos definidos na visão.

Uma dica é sempre começar a definição dos objetivos com um verbo e quantificá-los, da seguinte forma:
– Aumentar a satisfação dos clientes em 20%;
– Reduzir os custos produtivos em 15%;
– Elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%.

Também é possível utilizar o método SMART: Specific (específico), Measurable (mensuráveis), Attainable (alcançáveis), Relevant (relevante) e Time bound (temporais). Com ele, as grandes metas são convertidas em pequenas metas, facilitando o processo de alcance das mesmas.

Specific

Nesta etapa é preciso especificar os detalhes da meta, excluindo quaisquer possibilidades de ambiguidade ou mal entendimento sobre ela, para que, no futuro, a criação de atividades e a avaliação da meta se tornem mais fáceis.

> Exemplo: Quero aumentar os lucros, vendendo somente produtos de alto valor agregado.

Measurable

Nesta fase é preciso mensurar a meta. Somente assim será possível definir se, de fato, ela foi alcançada.

> Exemplo: Quero aumentar os lucros em 50% vendendo somente produtos de alto valor agregado.

Attainable

Nesta etapa, é preciso fazer com que as metas sejam ousadas, porém dentro de uma realidade possível. Do contrário, isso vai provocar desmotivação e desistência entre a equipe.

> Exemplo: Quero aumentar os lucros em 50% vendendo somente produtos de alto valor agregado, focando na região Nordeste do País.

Relevant

O R, de relevant, significa que cada meta precisa ser realmente relevante para o objetivo coletivo da empresa.

> Exemplo: Quero aumentar os lucros em 50%, vendendo somente produtos de alto valor agregado, focando na região Nordeste do País, para me converter em líder de mercado.

Time bound

Nesta etapa é preciso definir um prazo para a meta, para que ela não fique com datas em aberto e perca a importância com o passar do tempo.

> Exemplo: Quero aumentar os lucros em 50%, no prazo de 10 meses, vendendo somente produtos de alto valor agregado, focando na região Nordeste do País, para me converter em líder de mercado.

Defina os objetivos táticos

Os objetivos táticos, geralmente, são objetivos divisionais ou departamentais relacionados às áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. Eles têm um escopo médio na empresa e consistem no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável.

De maneira geral, os objetivos táticos servem para garantir que os objetivos estratégicos sejam alcançados, da seguinte forma:
– Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 1 dia;
– Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;
– Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação.

Defina os objetivos operacionais

Os objetivos operacionais são os objetivos específicos e referem-se, geralmente, a cada tarefa ou operação especificamente.

Em resumo, são as ações que precisarão ser feitas para garantir que os objetivos táticos sejam alcançados, assim:
– Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;
– Implantar um programa de qualidade total;
– Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

Atualize o seu planejamento

O mercado está em constante mudança. Por este motivo, é imprescindível que se faça um replanejamento constante, bem como a revisão dos objetivos e ações, a fim de garantir que o negócio esteja sempre atualizado e progredindo.

Somente com essa atualização constante, será possível melhorar o alinhamento da empresa, aumentar o conhecimento acerca dos clientes e concorrentes e estabelecer um maior  comprometimento por parte dos colaboradores a atingir os objetivos traçados, com maior eficiência na tomada de decisões.

No site do Sebrae você ainda encontra um passo a passo completo de como criar um planejamento estratégico empresarial.

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira fazer alguma sugestão, deixe o seu comentário.
Até a próxima!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!