fbpx

Blog

4 dicas de como vender sistema para mercados

4 dicas de como vender sistema para mercados

Compartilhe:

Com o aumento das tendências tecnológicas, a necessidade que os mercados têm de aprimorar seu processo de gerenciamento é cada vez maior. Isso se deve ao desejo de otimizar a performance e assegurar o cumprimento de suas funções. Assim, os gestores buscam alternativas na tecnologia, como um sistema para mercado que direcione suas ações.

No entanto, com a grande concorrência e muitas opções, um dos maiores desafios encontrados atualmente é a venda desses sistemas. Essa atividade acaba por exigir dedicação e tempo, uma vez que o software pode modificar o cotidiano do cliente.

Ainda que muitos empreendedores encontrem dificuldades para realizar essa venda, é importante não apenas empurrar o produto. Isso porque um bom sistema não será escolhido somente pelas suas funcionalidades, mas também pela melhor relação custo-benefício. Pensando nisso, este post tem como finalidade listar algumas dicas para realizar a venda de sistemas para mercado. Boa leitura!

Por que é importante ter um bom roteiro de vendas?

A princípio, é preciso compreender que ter um bom roteiro de vendas, adaptado para as demandas de cada segmento, é fundamental para o sucesso do seu sistema. Ficar atento a essa roteirização pode potencializar seu processo de vendas e ainda aumentar os lucros.

No entanto, criar um bom roteiro de vendas tem sido uma das maiores dificuldades dos gestores e vendedores. Para uma boa roteirização, adaptada para as demandas, é necessário fazer o planejamento de modo a atender adequadamente a todos, sem desperdício de oportunidades.

Esse planejamento é fundamental, pois:

  • determina a força das vendas;
  • aperfeiçoa a agenda de visitas aos clientes;
  • aumenta a produtividade das forças de vendas;
  • reduz custos.

Assim, iniciar o processo de vendas sem um planejamento definido é perder tempo e dinheiro. Para saber como vender sistemas para mercados, primeiramente deve-se organizar os objetivos, identificar os clientes e analisar quais benefícios seu sistema pode oferecer.

Como elaborar um roteiro de vendas com foco na qualidade do sistema?

Como dito, a elaboração de um roteiro de vendas eficiente é de suma importância para o êxito desse processo. Porém, ele deve ser elaborado com foco nas qualidades do sistema oferecido e nas especificidades da área trabalhada.

O roteiro de vendas é um documento que tem uma sequência de passos sobre a execução de determinadas etapas do processo de vendas. Sua finalidade é aumentar as chances do vendedor dentro das especificidades da área.

Para criar um bom roteiro, é preciso ter sempre claro os objetivos a serem alcançados, bem como o conhecimento técnico de vendas. Esse conhecimento pode ser adquirido com a prática, com estudos sobre o assunto ou até mesmo com a contratação de consultores externos.

Outro ponto importante é obter conhecimento do produto e de suas principais características para que, por meio dele, você consiga identificar as necessidades do cliente, solucionar seu problema e ainda oferecer algo útil e que agregue valor.

É importante conhecer as soluções que o sistema oferece e dar mais atenção às vantagens do produto e a como ele pode auxiliar o comprador na resolução de seus contratempos. É essencial também enfatizar que as características do sistema podem resultar no aumento da produtividade e na diminuição dos custos.

Outro fator vital é conhecer um pouco mais sobre o cliente, para evitar perda de tempo ou insatisfação. Para o roteiro de vendas, procure reunir informações que possam auxiliar no desenvolvimento de justificativas para a venda e que demonstrem profissionalismo.

Quais são as dicas para a realização de boas vendas de sistemas para mercados?

Abaixo, confira algumas dicas para expandir suas vendas.

1. Treinamento da equipe

A equipe de vendas é um dos pontos primordiais para a distribuição de sistemas, visto que por meio dela ocorre a conquista do mercado e o alcance da lucratividade. Por isso, é essencial investir em treinamentos para o time a fim de torná-lo mais estratégico e eficaz. Além disso, essa prática melhora a visão de negócio e a motivação dos colaboradores.

Ademais, com o treinamento, ocorre a orientação da equipe para recuperar os clientes perdidos, aumentar as vendas e melhorar as relações interpessoais.

2. Uso da técnica do spin-selling

Outra dica a fim de melhorar as vendas de sistemas para mercados é o uso da técnica do spin-selling. Ela consiste em procurar a eficiência total, sua preocupação é com a qualidade da venda e com a atenção às reais necessidades do cliente.

Esse método, com orientações associadas ao modo correto de realização de vendas difíceis, aborda quatro frentes distintas: situação, problema, implicação e necessidade. Ele auxilia o vendedor a fazer as perguntas certas ao cliente, de modo que o próprio chegue sozinho à conclusão de que tem um problema que pode ser solucionado por meio desse sistema.

3. Constante otimização do processo comercial

Outra dica é otimizar o processo comercial constantemente, de modo a ter mais eficiência. Aqui busca-se melhorias no mapeamento desse processo, agilidade e precisão nas informações e análise do número de vendas

4. Conhecimento do seu mercado e do cliente

Identificar o que pode modificar a vida do cliente e conhecer o seu mercado são grandes diferenciais. Por isso, quanto mais informações você adquirir, melhor será. Isso vai servir para criar empatia e facilitar o fechamento da venda de softwares.

Sendo assim, muitos empresários já perceberam que uma das melhores opções é contar com uma empresa especializada na área de suporte de vendas, visto que esse processo pode trazer problemas técnicos, desafios e dúvidas. Esse suporte pode garantir a segurança dos clientes e até mesmo a da própria empresa.

O suporte técnico é muito importante, pois pode impactar diretamente os resultados organizacionais, bem como melhorar o atendimento ao cliente, com a agilidade que ele merece. Para tanto, é preciso encontrar uma boa empresa especializada e que tenha credibilidade no mercado. Não considere apenas apenas o custo!

Enfim, é essencial saber como vender um sistema para mercado. Portanto, execute as dicas que demos, elas são simples e podem ser facilmente trabalhadas. Lembre-se: a chave para o sucesso é a apresentação de resultados concretos, para que o cliente entenda que essa é a solução para seu problema.

Gostou do artigo? Então aprofunde mais seus conhecimentos e conheça 6 dicas infalíveis para vender um sistema de gestão!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!