fbpx

Blog

Redução de custos – 5 despesas que você precisa se atentar

Redução de custos – 5 despesas que você precisa se atentar

Compartilhe:

Frente a uma crise ou em meio a momentos de adversidade, é comum que as empresas adotem atitudes para facilitar a redução de custos. Essas ações, no entanto, podem acabar surtindo o efeito contrário, diminuindo recursos importantes para a companhia.

Segundo o Sebrae, a falta de gerenciamento da gestão básica é um dos principais motivos que leva uma empresa ao seu fechamento prematuro. Desta maneira, é fundamental que o gestor esteja sempre atento aos processos realizados dentro do seu empreendimento. Somente assim, ele estará apto para elencar os custos e cortar aqueles que têm menos participação no lucro.

Para facilitar essa tarefa, listamos abaixo alguns pontos que, na maioria das vezes, passam despercebidos, mas que são responsáveis por boa parte das despesas no fim do mês.

 

1. Gastos com pequenas coisas

Pode não parecer, mas o mau uso de alguns itens, como é o caso de papéis, impressões e copos descartáveis, gera gastos bem relevantes para as companhias.  Quando somados, esses itens pesam bastante nas finanças da empresa e, por este motivo, é preciso desenvolver uma política de conscientização.

Que tal trocar os copos descartáveis por canecas personalizadas? Ou então diminuir o número de impressões e aumentar o número de arquivos na nuvem, como é o caso do Google Drive ou do Dropbox?

 

2. Contratação e demissão de funcionários

Ao contratar ou demitir um funcionário, é preciso estar consciente dos gastos envolvidos nesse processo. Com relação à contratação, deve-se levar em conta desde os custos com o treinamento até a adaptação do funcionário.

E no que diz respeito à demissão, é preciso colocar no papel cada um dos custos relacionados à rescisão do contrato. Portanto, antes de realizar cada uma dessas ações, verifique a necessidade de realmente colocá-las em prática.

 

3. Estoque que não tem giro

Estoque parado é sinônimo de dinheiro perdido. Além de correr o risco de os produtos se deteriorarem ou ficarem obsoletos, há as reduções de preço por estes dois fatores e os custos de armazenamento.

Sendo assim, para reduzir as perdas é preciso calcular a quantidade de produtos armazenados de acordo com a demanda de cada ponto de venda, para que não haja itens demais, nem itens de menos.

 

4. Regime tributário da empresa

Você sabia que é possível diminuir a quantia gasta com impostos verificando se a empresa está no enquadramento tributário adequado? Como já explicamos neste post, cada estabelecimento, de acordo com o faturamento, deve optar pelo regime ideal, com alíquotas diferentes, além de créditos e deduções próprias.

 

5. Diversos softwares para gerenciar as funções da empresa

 

Ao invés de utilizar um software para cada função, como as finanças, o estoque e os recursos humanos, que tal optar por um Sistema Integrado de Gestão (ERP). Com ele é possível fazer a gestão integrada do negócio, contribuindo para a redução de perdas nos processos, além de aperfeiçoar o uso da mão de obra, calcular a quantidade de suprimentos e auxiliar na relação com os clientes da empresa.

Com uma boa redução de custos, a empresa consegue oferecer produtos ou serviços com preços mais competitivos, além de contar com um ganho no posicionamento de mercado e uma margem de lucro mais alta.

 

Aproveite que chegou até aqui e conta pra gente o que achou das dicas.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!