fbpx

Blog

Pontualidade no trabalho: use o tempo a seu favor

Pontualidade no trabalho: use o tempo a seu favor

Compartilhe:

A pontualidade no trabalho é um dos grandes desafios do mundo atual. Com tantas tarefas, informações e distrações, conseguir entregar os trabalhos no prazo estabelecido pode ser uma dificuldade esmagadora.

Porém, ser pontual é mais do que ser capaz de entregar tarefas no prazo determinado, ela também tem a ver com a sua capacidade de se organizar durante o dia e tirar máximo proveito do seu tempo.

A pontualidade mostra profissionalismo e é uma característica muito admirada e definidora de caráter. Especialmente quando não te conhecem, a pontualidade é algo que marca a primeira impressão sobre as pessoas.

Certamente, você possui metas e quer cumpri-las. Para isso, o tempo, em geral, deve ser bem administrado para que os objetivos a curto, médio ou longo prazo sejam alcançados da melhor maneira possível.

Separamos algumas dicas para se tornar uma pessoa mais pontual e ter mais produtividade no trabalho.

 

 

Evite a procrastinação

pontualidade no trabalho

É muito fácil falar, mas sabemos que, na prática, evitar a procrastinação é uma tarefa árdua.

“Amanhã eu faço isso” ou “essa tarefa pode ser deixada para depois” são algumas frases que devem ser eliminadas da sua vida.

Se uma tarefa precisa ser feita, faça. Coloque ela como uma prioridade , foque nos seus objetivos e livre-se de distrações fúteis.

 

Aprenda a recusar tarefas

Se possível, aprenda a recusar tarefas que não serão possíveis ser entregues com qualidade ou no prazo estabelecido.

Essa dica vale especialmente se você trabalha como um freelancer, mas é possível adaptá-la em um ambiente de trabalho fixo.

 

Estabeleça prioridades

Defina as prioridades de tarefas que vão permear o seu dia-a-dia. Tenha uma agenda e siga a risca. Não deixe que tarefas menos importantes atrapalhem o andamento de sua rotina.

 

Faça uma lista

Essa é uma dica que vale para diversos aspectos e não só em relação à administração do tempo e da pontualidade. Escrever listas ajuda muito na organização pessoal e auxilia também no cumprimento de deveres.

 

Recompense a si mesmo

Agrade a si mesmo. Após um longo dia de trabalho bem feito, um sacrifício pessoal ou uma tarefa realizada em um bom tempo, permita-se um presente. Um dia inteiro de folga ou uma saída com os amigos é uma boa forma de se recompensar.

 

Fragmente as tarefas

Grandes tarefas devem ser segmentadas em tarefas menores, para facilitar o cumprimento das mesmas.

Dessa forma, a rotina fica mais leve e as tarefas não parecem um bicho de sete cabeças e é possível realizá-las dentro do prazo e sem grandes sacrifícios.

 

A tecnologia existe para ser usada

A tecnologia está aí para melhorar a qualidade de vida e isso vale para todas as áreas, inclusive a de organização do nosso tempo.

Por isso um sistema de gestão completo como o Uniplus é uma excelente ferramenta para ajudar com a pontualidade de tarefas.

O sistema de gestão empresarial UniPlus, da Intelidata, é um sistema integrado e versátil, desenvolvido para se adequar a diversos segmentos. Se adapta à necessidade da sua empresa e oferece funções objetivas, organizando a estrutura do seu negócio de forma eficiente e, ao mesmo tempo, simplificada.

 

Quais técnicas você usa para ser mais pontual e produtivo? Deixe seu comentário e até a próxima dica!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!