fbpx

Blog

Controle e fluxo de caixa – O que você precisa saber

Controle e fluxo de caixa – O que você precisa saber

Compartilhe:

Uma empresa de sucesso possui um controle financeiro impecável e isso só acontece quando há um controle minucioso do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite o monitoramento da entrada e saída de dinheiro dentro da empresa em um determinado período de tempo. Com esse período definido, fica mais fácil gerenciar o capital que é movimentado no negócio e controlar de perto as finanças.

Você sabe qual a melhor forma de fazer o controle e fluxo de caixa? Vamos dar algumas dicas para que fazê-lo de forma segura e eficiente.

 

Escolha um período

Primeiramente, deve-se escolher qual período será monitorado. É possível fazer uma previsão média para todo o ano e pensar em um curto ou longo prazo. No fim desse prazo, compare o que foi planejado com o que aconteceu e observe o que saiu fora do programado.

 

Registre todas as transferências

Registre todo e qualquer tipo de movimentação para que se tenha total um controle de todas as transações financeiras da empresa, seja qual for o valor. A dica aqui é categorizar em, no mínimo, três categorias básicas: despesas, fornecedores e outros. Colocar apenas como “ganhos” e “gastos” não é suficiente pois não se saberá exatamente como aquele dinheiro foi usado.

 

Faça um controle constante

Se possível, faça os registros no momento em que eles forem feitos, para que não corra o risco de se perder diante de tantas movimentações e evitar surpresas indesejadas. Não caia na armadilha de deixar para anotar depois; tire um tempo para fazer isso diariamente. Dessa forma, a qualquer momento será possível verificar o caixa e ele estará atualizado.

 

Mantenha seu estoque organizado

Um estoque bem organizado e bem gerenciado será importante para que se consiga planejar suas compras futuras. A previsão de quando e quanto comprar é muito importante para monitorar o fluxo de caixa.

 

Faça uma avaliação realista

De tempos em tempos, verifique se o retorno de vendas foi alcançado como o esperado. Pode ser que seja necessário um update nos contratos com fornecedores ou uma reavaliação geral do negócio. Além disso, se isso for feito de maneira correta, será possível prever com bastante antecedência o que pode ocorrer com a empresa e evitar a tomada de medidas de última hora e sem planejamento. Por exemplo, se for de conhecimento que o mês seguinte terá prejuízo, já é possível planejar medidas futuras.

 

Utilize um sistema de controle financeiro

Com o recurso de controle financeiro da Uniplus, é possível gerenciar o caixa, contas a pagar e contas a receber. O sistema de gestão empresarial UniPlus disponibiliza relatórios de fluxo de caixa, previsões de pagamentos e recebimentos, resultado operacional e balancete gerencial. É um sistema ideal para que seu negócio evite problemas financeiros mais graves e tenha um fluxo de caixa em dia.

O controle e fluxo de caixa é a salvação de uma empresa bem sucedida. É importante que o responsável pela gestão financeira da empresa seja disciplinado e capacitado para que não haja dor de cabeça no fim do mês. Afinal, todo empresário quer que a “conta feche”.

 

Fique ligado no blog e até a próxima dica!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!