fbpx

Blog

Como emitir nota fiscal eletrônica

Como emitir nota fiscal eletrônica

Compartilhe:

São muitas as vantagens de se emitir nota fiscal eletrônica ao invés da nota fiscal convencional. Mas você sabe como emiti-la? Muitos empresários ainda têm dúvidas de como gerar a nota eletrônica e esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas.

Primeiramente, alguns requisitos devem ser atendidos antes de gerar a nota. São eles:

1) Adquira um Certificado Digital

Você precisará adquirir um Certificado Digital, que funciona como uma espécie de assinatura no meio digital. Com ele, tanto pessoa física como jurídica podem assinar um documento e se identificarem de forma legal. Há dois tipos, o A1 e A3, e você deverá escolher o mais apropriado para o seu perfil.

O certificado digital deve ser adquirido de uma autoridade certificadora oficial, credenciada na ICP-Brasil. As autoridades credenciadas atualmente são a Caixa Econômica Federal, a Certisign, a Presidência da República, a Secretaria da Receita Federal, o SERASA e o SERPRO.

2) Realize o credenciamento no SEFAZ

Você também deverá fazer o credenciamento junto à Secretaria da Fazenda do seu estado.

3) Tenha um Computador

Para emissão da nota, você precisará de um computador com acesso à internet.

4) Adote um Software de gestão

Você também vai precisar de um programa de emissão, pois a nota será gerada por ele. A secretaria da Fazenda disponibiliza um software gratuito para a emissão da NF-e, que pode ser baixado gratuitamente no site da Fazenda.

No entanto, a partir de julho de 2017, a Fazenda irá transferir ao Sebrae a responsabilidade pelo software. Para não correr riscos durante a transição, você pode contar com o Uniplus. Além de um sistema integrado de gestão empresarial versátil, o Uniplus possui um emissor de nota fiscal, desenvolvido para se adequar a diversos segmentos, como você pode conferir aqui.

Após atender a todos esses requisitos, com o programa em mãos, a nota eletrônica já pode ser gerada. E, para isso, será preciso preencher alguns campos obrigatórios.

Campos obrigatórios para emitir nota fiscal eletrônica

Existem inúmeros campos que devem ser preenchidos para emitir a NF-e. Mas, abaixo, citaremos apenas os principais.

Dados do Emitente

Este o espaço reservado para a sua empresa. Aqui deve-se acrescentar o CNPJ do seu negócio, além da razão social, endereço, inscrição estadual, inscrição municipal, etc.

Dados do Destinatário

Aqui é onde você acrescenta os dados do cliente, a pessoa física ou jurídica para quem foi vendida a mercadoria ou serviço. É necessário informar o CNPJ ou CPF, endereço, razão social ou nome completo, inscrição estadual e inscrição municipal (quando houver).

Produto ou Serviço vendido

Esta é a etapa com o maior número de informações a serem preenchidas. Será preciso informar o nome do produto ou serviço vendido, o tipo, a quantidade, o valor unitário, o valor total, o peso líquido total, o peso bruto total, o NCM, a tributação, a natureza da operação, a forma de pagamento, os CFOP (Códigos Fiscais de Operações e Prestações), a base de cálculo do ICMS, o valor total do ICMS e a base de cálculo do ICMS ST.

Além do valor total do ICMS ST, o valor total dos produtos e serviços, o valor total do frete, o valor total do seguro, o valor total do desconto, outras despesas acessórias, o valor total da NF-e e, por fim, o valor aproximado total de tributos federais, estaduais e municipais.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre os processos de como emitir nota fiscal eletrônica, deixe seu comentário ou entre em contato conosco que iremos respondê-lo.

Até a próxima dica!

Deixe seu comentário

Assine nossos materiais

Cadastrado com sucesso!